TY - JOUR
T1 - Competências digitais a distância
T2 - estudo longitudinal nos estudantes do ensino superior
AU - Noronha-Sousa, Dulce
AU - Costa-Rodrigues, Ana I.
AU - Noronha, Ana Raquel
AU - Vázquez-Justo, Enrique
AU - Rocha, Trigueiro da
AU - Costa, Eusébio
N1 - Publisher Copyright:
© 2022, Associacao Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao. All rights reserved.
PY - 2022
Y1 - 2022
N2 - Este estudo representa a análise da evolução das Competências, Utilização e Importância das TIC dos/as estudantes do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF, Portugal), que frequentam Licenciaturas/Mestrados na Formação de Professores. A Educação contemporânea e tecnológica leva a novos paradigmas educativos, em geral, e a alterações processuais nas instituições, em particular, onde se reclama uma nova Pedagogia de Ensino Superior consentânea com a Era Digital. Foi usada uma amostra por conveniência, dentro do Universo dos estudantes do IESF, a metodologia de investigação mista usando a analítico-quantitativa e comparativa com estudos anteriores, conseguindo assim, uma análise longitudinal em três momentos de pesquisa: 2007, 2013 e 2022. Podemos verificar que existe um reconhecimento por parte dos discentes em relação às referidas dimensões analisadas. A pandemia COVID-19 e o recurso ao ensino virtual necessário promoveu o reconhecimento nos professores da importância dos recursos tecnológicos.
AB - Este estudo representa a análise da evolução das Competências, Utilização e Importância das TIC dos/as estudantes do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF, Portugal), que frequentam Licenciaturas/Mestrados na Formação de Professores. A Educação contemporânea e tecnológica leva a novos paradigmas educativos, em geral, e a alterações processuais nas instituições, em particular, onde se reclama uma nova Pedagogia de Ensino Superior consentânea com a Era Digital. Foi usada uma amostra por conveniência, dentro do Universo dos estudantes do IESF, a metodologia de investigação mista usando a analítico-quantitativa e comparativa com estudos anteriores, conseguindo assim, uma análise longitudinal em três momentos de pesquisa: 2007, 2013 e 2022. Podemos verificar que existe um reconhecimento por parte dos discentes em relação às referidas dimensões analisadas. A pandemia COVID-19 e o recurso ao ensino virtual necessário promoveu o reconhecimento nos professores da importância dos recursos tecnológicos.
KW - Ensino à distância
KW - Competências digitais
KW - Utilização das TIC
KW - Importância das TIC
KW - Ambientes de aprendizagem
KW - Distance learning
KW - Digital competences
KW - ICT use
KW - Importance of ICT
KW - Learning environments
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85139401207&partnerID=8YFLogxK
M3 - Article
AN - SCOPUS:85139401207
SN - 1646-9895
SP - 51
EP - 62
JO - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
JF - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
IS - E50
ER -