Abstract
Tornar-se docente é um grande desafio para os terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, que têm de enfrentar uma nova profissão que se instaura com especificidades sobrepostas à profissão de origem e desenvolver, simultaneamente, a sua identidade e prática profissional no Ensino Superior. Este processo é marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. As Comunidades de Aprendizagem Profissional podem ser uma resposta para potenciar a aprendizagem colaborativa entre docentes da área de Terapia Ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as perspetivas dos docentes face à melhoraria no processo de ensino e aprendizagem da Terapia Ocupacional em Portugal a partir da colaboração. Para isso, realizamos um questionário online baseado no Modelo de Análise das Condições para a Inovação Pedagógica (Cabral & Matias Alves, 2018), destinando-se aos docentes das quatro escolas que lecionam a referida licenciatura a nível nacional. Neste trabalho, apresentam-se não só as principais conclusões (importância da análise conjunta de dificuldades, intervisão crítica entre professores e mentoria aos professores mais jovens, partilha de recursos, materiais e estratégias), como também recomendações que possam promover a implementação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, que face à atual situação pandémica adquirem ainda mais importância ao nível da inovação pedagógica.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Livro de resumos |
Subtitle of host publication | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: CNaPPES.21 |
Place of Publication | Aveiro |
Publisher | University of Aveiro |
Pages | 142-142 |
Number of pages | 1 |
Publication status | Published - 2021 |
Externally published | Yes |
Event | 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal Duration: 12 Jul 2021 → 16 Jul 2021 |
Conference
Conference | 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Aveiro |
Period | 12/07/21 → 16/07/21 |