TY - THES
T1 - Conhecimentos, opiniões e prática clínica de médicos e médicos dentistas relativamente à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e à roncopatia
AU - Martins, Jorge Miguel de Oliveira
PY - 2019/12/13
Y1 - 2019/12/13
N2 - Introdução: A Medicina Dentária do Sono recorre a dispositivos intraorais para o tratamento da roncopatia e da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) no âmbito de uma abordagem multidisciplinar. Objetivo: Analisar conhecimentos, opiniões e prática clínica relativas ao diagnóstico e tratamento destes distúrbios segundo uma abordagem multidisciplinar. Métodos e Materiais: Para este estudo descritivo, observacional e transversal, foi realizado um questionário semiaberto em português e traduções para castelhano e inglês. Os questionários foram distribuídos a Médicos e Médicos Dentistas em papel e difundidos através da plataforma online Google Forms®. Os dados foram registados numa base de dados (Microsoft Excel®). Posteriormente, estes foram tratados estatisticamente utilizando o SPSS®, tendo sido considerado um valor de p < 0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: Foram validados 415 (98,6%) questionários preenchidos: 56,9% de Médicos Dentistas e 43,1% de Médicos. A maioria destes profissionais possui conhecimentos básicos adequados sobre o tema. Quando os Médicos necessitaram de tratar a roncopatia e a SAOS, 81,3% escolheram pressão aérea positiva e 96,7% dos Médicos Dentistas escolheram dispositivos de avanço mandibular (p < 0,0005). 76,5% dos Médicos e 28,0% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que a formação académica que possuem é suficiente para tratarem estes distúrbios (p < 0,0005). 17,9% dos Médicos e 54,2% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que os Médicos Dentistas podem detetar, diagnosticar e/ou tratar a roncopatia e a SAOS (p < 0,0005). Conclusões: Apesar dos significativos desenvolvimentos nas últimas décadas, verifica-se a necessidade de melhorar a abordagem multidisciplinar, para que a deteção seja mais eficiente e o planeamento do tratamento dos pacientes seja o mais adequado. Estes profissionais demonstraram conhecimentos básicos adequados, mas não evidenciaram confiança suficiente para tratarem estes distúrbios. Assim, o desenvolvimento de formação adicional deve ser considerado a fim de superarem-se as lacunas observadas. XI Verificou-se que as opções de tratamento para estes distúrbios são diferentes entre estes profissionais.
AB - Introdução: A Medicina Dentária do Sono recorre a dispositivos intraorais para o tratamento da roncopatia e da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) no âmbito de uma abordagem multidisciplinar. Objetivo: Analisar conhecimentos, opiniões e prática clínica relativas ao diagnóstico e tratamento destes distúrbios segundo uma abordagem multidisciplinar. Métodos e Materiais: Para este estudo descritivo, observacional e transversal, foi realizado um questionário semiaberto em português e traduções para castelhano e inglês. Os questionários foram distribuídos a Médicos e Médicos Dentistas em papel e difundidos através da plataforma online Google Forms®. Os dados foram registados numa base de dados (Microsoft Excel®). Posteriormente, estes foram tratados estatisticamente utilizando o SPSS®, tendo sido considerado um valor de p < 0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: Foram validados 415 (98,6%) questionários preenchidos: 56,9% de Médicos Dentistas e 43,1% de Médicos. A maioria destes profissionais possui conhecimentos básicos adequados sobre o tema. Quando os Médicos necessitaram de tratar a roncopatia e a SAOS, 81,3% escolheram pressão aérea positiva e 96,7% dos Médicos Dentistas escolheram dispositivos de avanço mandibular (p < 0,0005). 76,5% dos Médicos e 28,0% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que a formação académica que possuem é suficiente para tratarem estes distúrbios (p < 0,0005). 17,9% dos Médicos e 54,2% dos Médicos Dentistas concordaram ou concordaram totalmente que os Médicos Dentistas podem detetar, diagnosticar e/ou tratar a roncopatia e a SAOS (p < 0,0005). Conclusões: Apesar dos significativos desenvolvimentos nas últimas décadas, verifica-se a necessidade de melhorar a abordagem multidisciplinar, para que a deteção seja mais eficiente e o planeamento do tratamento dos pacientes seja o mais adequado. Estes profissionais demonstraram conhecimentos básicos adequados, mas não evidenciaram confiança suficiente para tratarem estes distúrbios. Assim, o desenvolvimento de formação adicional deve ser considerado a fim de superarem-se as lacunas observadas. XI Verificou-se que as opções de tratamento para estes distúrbios são diferentes entre estes profissionais.
KW - Breathing
KW - Sleep disordered
KW - Apnea
KW - Obstructive sleep
KW - Distúrbios respiratórios relacionados com o sono
KW - Apneia obstrutiva do sono
KW - Síndrome da apneia obstrutiva do sono
KW - Conhecimentos, atitudes e prática
M3 - Master's Thesis
ER -