TY - JOUR
T1 - Construção e validação da escala de Teorias Implícitas de Inteligência Emocional (TIIE) no contexto escolar
AU - Costa, Ana
AU - Faria, Luísa
N1 - Publisher Copyright:
© 2020 AIDEP. All rights reserved.
PY - 2020
Y1 - 2020
N2 - A literatura tem demonstrado que indivíduos com teorias implícitas dinâmicas apresentam melhores resultados escolares e profissionais, níveis superiores de bem-estar e experiências emocionais mais positivas. Ora, a avaliação das teorias implícitas nos domínios emocionais é, ainda, escassa. Assim, pretende-se avaliar as qualidades psicométricas de uma nova escala de teorias implícitas de inteligência emocional (TIIE), numa amostra de 612 adolescentes. A análise fatorial exploratória da escala evidenciou uma estrutura de dois fatores – dinâmico e estático – que explicam 54.2% da variância total dos resultados. A análise fatorial confirmatória comprovou o modelo bifatorial, sendo que a escala apresentou invariância de género. Os coeficientes alfa de Cronbach e half-split apresentaram-se superiores a .90. A TIIE apresentou validade discriminante quanto a medidas afins, como medidas de teorias implícitas de inteligência e de emoções face à escola. Globalmente, os resultados sugerem que a TIIE se revelou psicometricamente válida para avaliar as teorias implícitas da inteligência emocional.
AB - A literatura tem demonstrado que indivíduos com teorias implícitas dinâmicas apresentam melhores resultados escolares e profissionais, níveis superiores de bem-estar e experiências emocionais mais positivas. Ora, a avaliação das teorias implícitas nos domínios emocionais é, ainda, escassa. Assim, pretende-se avaliar as qualidades psicométricas de uma nova escala de teorias implícitas de inteligência emocional (TIIE), numa amostra de 612 adolescentes. A análise fatorial exploratória da escala evidenciou uma estrutura de dois fatores – dinâmico e estático – que explicam 54.2% da variância total dos resultados. A análise fatorial confirmatória comprovou o modelo bifatorial, sendo que a escala apresentou invariância de género. Os coeficientes alfa de Cronbach e half-split apresentaram-se superiores a .90. A TIIE apresentou validade discriminante quanto a medidas afins, como medidas de teorias implícitas de inteligência e de emoções face à escola. Globalmente, os resultados sugerem que a TIIE se revelou psicometricamente válida para avaliar as teorias implícitas da inteligência emocional.
KW - Academic context
KW - Emotional intelligence
KW - Implicit theories
KW - Psychometric properties
KW - Teorias implícitas
KW - Inteligência emocional
KW - Qualidades psicométricas
KW - Contexto escolar
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85083841010&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.21865/RIDEP54.1.05
DO - 10.21865/RIDEP54.1.05
M3 - Article
AN - SCOPUS:85083841010
SN - 1135-3848
VL - 54
SP - 57
EP - 68
JO - Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica
JF - Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica
IS - 1
ER -