Contributos de atores socioeducativos para a contextualização do currículo do ensino primário em Timor-Leste

Translated title of the contribution: Contributions of socio-educational actors to the contextualization of the primary education curriculum in Timor-Leste

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

Esta apresentação relata alguns contributos de atores socioeducativos, em particular organizações da sociedade civil, para a contextualização do currículo contemporâneo do ensino primário em Timor-Leste.Através de uma retro perspetiva histórica destaca-se o afastamento do currículo das realidades do território durante o período colonial português e durante o período de ocupação indonésia que ocorreram até ao final do século XX. Do mesmo modo, evidenciam-se os desafios existentes na área da educação após a independência de Timor-Leste, bem como a preocupação, já demonstrada em 1975, em se “timorizar” o currículo no território.Ao se exporem os contributos dos atores socioeducativos esclarecem-se os seus interesses e as suas motivações. Aqui, reforça-se a participação motivada como condiçãoessencial para uma participação significativa e qualificada.Os contributos dos atores socioeducativos são expostos patenteando o discurso dos atores, recolhidos na investigação Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial – A construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste, realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa.É apresentada uma breve análise ao discurso dos atores onde se consideram intencionalidades de contextualização do currículo, bem como de recuperação e de conservação do conhecimento endógeno. Ao analisarmos esses contributos verificamosque estão revestidos de um processo de aproximação do currículo ao território e, como tal,próximos de um processo decolonial assente na afirmação dos atores do território como protagonistas na edificação dos seus saberes.
Translated title of the contributionContributions of socio-educational actors to the contextualization of the primary education curriculum in Timor-Leste
Original languagePortuguese
Title of host publicationDecolonialidade na educação de Timor-Leste
Subtitle of host publicationdilemas e perspectivas
EditorsSuzani Cassiani, Vicente Paulino, Patrícia Giraldi
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina
Pages99-116
Number of pages18
ISBN (Print)9789898915283
Publication statusPublished - 2021

Keywords

  • Participation
  • Curricular projects
  • Timor-Leste

Cite this