TY - JOUR
T1 - Corpus TecEM
T2 - o processo de construção de um corpus de produções textuais em língua portuguesa elaboradas por alunos de ensino médio integrado a cursos técnicos
AU - Gil, Maitê Moraes
AU - Pinto, Julia Ferri
AU - Gouvêa, Vitor
AU - Almeida, Bruno Corrêa de
AU - Santos, Pedro de Andrade
AU - Weiand, Augusto
PY - 2019/6/21
Y1 - 2019/6/21
N2 - O presente artigo visa a apresentar o processo de construção do Corpus TecEM, uma ferramenta que disponibiliza textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em suas aulas de Língua Portuguesa. Para a obtenção deste objetivo geral, teve-se como objetivos específicos: (i) estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos; (ii) organizar e rotular os textos do corpus de acordo com os critérios estabelecidos; e (iii) disponibilizar o corpus elaborado. A construção de um corpus com essas características se apresenta fundamental devido às potencialidades acadêmicas e ao desenvolvimento de práticas docentes que sua exploração pode embasar. Como base teórica, parte-se da compreensão da Linguística de Corpus como uma abordagem baseada em corpus, uma perspectiva para o estudo da linguagem. Para tanto, foi necessário: (a) levantamento bibliográfico; (b) contato com professores de Língua Portuguesa de Institutos Federais e convite aos interessados em contribuir na coleta de textos; (c) coleta de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante suas aulas de Língua Portuguesa; (d) compilação dos textos a partir dos critérios estabelecidos; (e) armazenamento do corpus TecEM em um banco de dados online, definindo sua estrutura de maneira alinhada aos critérios de compilação; (f) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta. Em março de 2019, o Corpus TecEM possuía 327 textos (118,009 palavras) escritos por alunos dos IFs localizados no RS e mais textos já foram coletados a partir de abril do mesmo ano. Com a construção deste corpus, entende-se que foi disponibilizada à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa, de modo geral, e em contextos de formação tecnológica, em particular.
AB - O presente artigo visa a apresentar o processo de construção do Corpus TecEM, uma ferramenta que disponibiliza textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em suas aulas de Língua Portuguesa. Para a obtenção deste objetivo geral, teve-se como objetivos específicos: (i) estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos; (ii) organizar e rotular os textos do corpus de acordo com os critérios estabelecidos; e (iii) disponibilizar o corpus elaborado. A construção de um corpus com essas características se apresenta fundamental devido às potencialidades acadêmicas e ao desenvolvimento de práticas docentes que sua exploração pode embasar. Como base teórica, parte-se da compreensão da Linguística de Corpus como uma abordagem baseada em corpus, uma perspectiva para o estudo da linguagem. Para tanto, foi necessário: (a) levantamento bibliográfico; (b) contato com professores de Língua Portuguesa de Institutos Federais e convite aos interessados em contribuir na coleta de textos; (c) coleta de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante suas aulas de Língua Portuguesa; (d) compilação dos textos a partir dos critérios estabelecidos; (e) armazenamento do corpus TecEM em um banco de dados online, definindo sua estrutura de maneira alinhada aos critérios de compilação; (f) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta. Em março de 2019, o Corpus TecEM possuía 327 textos (118,009 palavras) escritos por alunos dos IFs localizados no RS e mais textos já foram coletados a partir de abril do mesmo ano. Com a construção deste corpus, entende-se que foi disponibilizada à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa, de modo geral, e em contextos de formação tecnológica, em particular.
KW - Brazilian Portuguese corpus
KW - Brazilian Portuguese teaching
KW - Technological education
KW - Corpus de língua portuguesa
KW - Ensino de língua portuguesa
KW - Formação tecnológica
U2 - 10.35819/linguatec.v4.n1.a3457
DO - 10.35819/linguatec.v4.n1.a3457
M3 - Article
SN - 2525-3425
VL - 4
SP - 92
EP - 109
JO - LínguaTec
JF - LínguaTec
IS - 1
ER -