Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos

Luísa Ramos Carvalho, Carla Mouro, João António, Maria Benedicta Monteiro

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

Abstract

Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)325-350
Number of pages26
JournalPsicologia
Volume16
Issue number2
DOIs
Publication statusPublished - 2002
Externally publishedYes

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