TY - GEN
T1 - Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal
AU - Costa, Ana Maria
AU - Costa, Cristina Amaro da
AU - Coutinho, Emilia
AU - Oliveira, Isabel
AU - Pereira, José
AU - Garcia, Patricia Lopez
AU - Gillain, Romain
AU - Amante, Susana
AU - Fidalgo, Susana
AU - Relvas, Susana Rocha
AU - Delplancq, Véronique
PY - 2021/9/1
Y1 - 2021/9/1
N2 - O período de pandemia que hoje vivemos tem colocado grandes desafios ao ensino superior e, em concreto, ao ensino das línguas estrangeiras. Se, por um lado, o confinamento trouxe constrangimentos às atividades letivas e de investigação, por outro lado tem potenciado a criatividade e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. A utilização da plataforma Korsakow e a criação de narrativas multilineares estão na base de uma metodologia inovadora na aprendizagem do francês e do inglês no ensino superior em Portugal. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) envolve um grupo de alunos do 1º ciclo em Comunicação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Os estudantes desenvolvem o trabalho na base de recolha e análise de informação relacionada com os contextos culturais e linguísticos diversificados da região de Viseu, incluindo entrevistas, fotografias e narrativas centradas na tradição de um migrante. A arte digital e as ferramentas online garantem uma maior motivação na aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento da consciência plurilingue. São, assim, reforçadas as várias dimensões da linguagem (estética e emocional, além da cognitiva), num trabalho à distância, criativo e colaborativo que mobiliza competências interdisciplinares. Esta reflexão torna-se especialmente pertinente numa altura em que importa adaptar o ensino e aprendizagem às necessidades da sociedade apostando na inovação pedagógica, nomeadamente com estudantes cuja formação superior tem objetivos específicos, não inscritos no domínio das línguas. A metodologia é discutida e os resultados desta aprendizagem baseada no projeto são apresentados, destacando-se que o projeto JASM ganhou um novo impulso e importância num momento de emergência de literacia digital como este que vivemos, em plena crise pandémica. Os alunos do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu envolveram-se num trabalho de projeto que definiu os intervenientes, o faseamento e procedimentos ajustados: mormente a observação, o estabelecimento de relações interpessoais, reflexão, procura de soluções, execução e avaliação; em suma, os estudantes cooperaram no sentido de, criativamente, mobilizarem competências interdisciplinares que lhes permitiram criar narrativas multilineares, recorrendo à plataforma Korsakow, enquanto progrediam na aprendizagem do francês e do inglês.
AB - O período de pandemia que hoje vivemos tem colocado grandes desafios ao ensino superior e, em concreto, ao ensino das línguas estrangeiras. Se, por um lado, o confinamento trouxe constrangimentos às atividades letivas e de investigação, por outro lado tem potenciado a criatividade e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. A utilização da plataforma Korsakow e a criação de narrativas multilineares estão na base de uma metodologia inovadora na aprendizagem do francês e do inglês no ensino superior em Portugal. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior) envolve um grupo de alunos do 1º ciclo em Comunicação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Os estudantes desenvolvem o trabalho na base de recolha e análise de informação relacionada com os contextos culturais e linguísticos diversificados da região de Viseu, incluindo entrevistas, fotografias e narrativas centradas na tradição de um migrante. A arte digital e as ferramentas online garantem uma maior motivação na aquisição de competências multilingues e o desenvolvimento da consciência plurilingue. São, assim, reforçadas as várias dimensões da linguagem (estética e emocional, além da cognitiva), num trabalho à distância, criativo e colaborativo que mobiliza competências interdisciplinares. Esta reflexão torna-se especialmente pertinente numa altura em que importa adaptar o ensino e aprendizagem às necessidades da sociedade apostando na inovação pedagógica, nomeadamente com estudantes cuja formação superior tem objetivos específicos, não inscritos no domínio das línguas. A metodologia é discutida e os resultados desta aprendizagem baseada no projeto são apresentados, destacando-se que o projeto JASM ganhou um novo impulso e importância num momento de emergência de literacia digital como este que vivemos, em plena crise pandémica. Os alunos do 1.º ciclo de estudos em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu envolveram-se num trabalho de projeto que definiu os intervenientes, o faseamento e procedimentos ajustados: mormente a observação, o estabelecimento de relações interpessoais, reflexão, procura de soluções, execução e avaliação; em suma, os estudantes cooperaram no sentido de, criativamente, mobilizarem competências interdisciplinares que lhes permitiram criar narrativas multilineares, recorrendo à plataforma Korsakow, enquanto progrediam na aprendizagem do francês e do inglês.
KW - Inovação pedagógica
KW - Ensino superior
KW - Línguas estrangeiras e diversidade linguística e cultural
KW - Ferramentas online
KW - Criatividade artística multilingue e multimodal
M3 - Conference contribution
SN - 9789898525727
VL - 2
SP - 72
EP - 72
BT - Livro do programa e resumos das comunicações do XVI congresso internacional galego-português de psicopedagogia
A2 - Silva, Bento D.
A2 - Almeida, Leandro S.
A2 - Barca, Alfonso
A2 - Peralbo, Manuel
A2 - Alves, Regina
PB - Universidade do Minho
ER -