Abstract
Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
Translated title of the contribution | School cultures, leaderships and results: presentation of data from a comparative study |
---|---|
Original language | Portuguese |
Title of host publication | Educação, territórios e desenvolvimento humano |
Subtitle of host publication | atas do III seminário internacional |
Editors | Ilídia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão |
Place of Publication | Porto |
Publisher | Universidade Católica Portuguesa |
Pages | 231-252 |
Number of pages | 22 |
ISBN (Print) | 9789895436446 |
Publication status | Published - 2019 |
Event | 3rd International Seminar Education, Territories and Human Development - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal Duration: 18 Jul 2019 → 19 Jul 2019 |
Conference
Conference | 3rd International Seminar Education, Territories and Human Development |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Porto |
Period | 18/07/19 → 19/07/19 |