De Walter Ruttmann a Leitão de Barros e Manoel de Oliveira: o pulsar de um cinema urbano em forma de poema sinfónico

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Abstract

Durante a década de 20 (e parte de 30) do século passado o cinema apresenta-se numa versão assumidamente vanguardista, uma espécie de “novo género”, procurando retratar no grande ecrã, de forma evidentemente poética e esteticamente esclarecida, o pulsar quotidiano de um significativo conjunto de grandes metrópoles. Apostando numa dialogante dicotomia entre a música e a imagem em movimento, as chamadas “sinfonias urbanas”, também apelidadas de “sinfonias visuais” ou “poemas sinfónicos”, procuraram por esta via reclamar para o cinema um legítimo reconhecimento artístico que parecia então tardar. Documentários sinfónicos poéticos com traços eminentemente experimentais, quase sempre em formato de curta metragem, as “sinfonias urbanas” alicerçavam a sua estrutura fílmica numa montagem claramente apurada e capaz de evidenciar toda uma sensibilidade artística, com laivos de originalidade e com uma notória propensão para a rutura com a generalidade do cinema que então era produzido. Desde Walter Ruttmann com Berlin, Sinfonia De Uma Capital passando por Joris Ivens com Chuva ou Jean Vigo com À Propos de Nice, as “sinfonias urbanas” que despoletavam pela Europa e Estados Unidos da América haveriam também de se materializar em Portugal pelas mãos de Manoel de Oliveira e Leitão de Barros.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do IX Encontro Anual da AIM
EditorsMarta Pinho Alves, Maria do Rosário Lupi Bello, Iván Villarmea Álvarez
Place of PublicationLisboa
PublisherAIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Pages86-93
Number of pages8
ISBN (Print)9789895436521
Publication statusPublished - May 2019
EventIX Encontro Anual da AIM - Santiago de Compostela, Spain
Duration: 13 May 201916 May 2019

Conference

ConferenceIX Encontro Anual da AIM
Country/TerritorySpain
CitySantiago de Compostela
Period13/05/1916/05/19

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