De Walter Ruttmann a Leitão de Barros e Manoel de Oliveira: o pulsar de um cinema urbano em forma de poema sinfónico

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Abstract

Durante a década de 20 (e parte de 30) do século passado o cinema apresenta-se numa versão assumidamente vanguardista, uma espécie de “novo género”, procurando retratar no grande ecrã, de forma evidentemente poética e esteticamente esclarecida, o pulsar quotidiano de um significativo conjunto de grandes metrópoles. Apostando numa dialogante dicotomia entre a música e a imagem em movimento, as chamadas “sinfonias urbanas”, também apelidadas de “sinfonias visuais” ou “poemas sinfónicos”, procuraram por esta via reclamar para o cinema um legítimo reconhecimento artístico que parecia então tardar. Documentários sinfónicos poéticos com traços eminentemente experimentais, quase sempre em formato de curta metragem, as “sinfonias urbanas” alicerçavam a sua estrutura fílmica numa montagem claramente apurada e capaz de evidenciar toda uma sensibilidade artística, com laivos de originalidade e com uma notória propensão para a rutura com a generalidade do cinema que então era produzido. Desde Walter Ruttmann com Berlin, Sinfonia De Uma Capital passando por Joris Ivens com Chuva ou Jean Vigo com À Propos de Nice, as “sinfonias urbanas” que despoletavam pela Europa e Estados Unidos da América haveriam também de se materializar em Portugal pelas mãos de Manoel de Oliveira e Leitão de Barros.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do IX Encontro Anual da AIM
EditorsMarta Pinho Alves, Maria do Rosário Lupi Bello, Iván Villarmea Álvarez
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação de Investigadores da Imagem em Movimento
Pages86-93
Number of pages8
ISBN (Print)9789895436521
Publication statusPublished - May 2019
EventIX Encontro Anual da AIM - Santiago de Compostela, Spain
Duration: 13 May 201916 May 2019

Conference

ConferenceIX Encontro Anual da AIM
Country/TerritorySpain
CitySantiago de Compostela
Period13/05/1916/05/19

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