Abstract
Durante a década de 20 (e parte de 30) do século passado o cinema apresenta-se numa versão assumidamente vanguardista, uma espécie de “novo género”, procurando retratar no grande ecrã, de forma evidentemente poética e esteticamente esclarecida, o pulsar quotidiano de um significativo conjunto de grandes metrópoles. Apostando numa dialogante dicotomia entre a música e a imagem em movimento, as chamadas “sinfonias urbanas”, também apelidadas de “sinfonias visuais” ou “poemas sinfónicos”, procuraram por esta via reclamar para o cinema um legítimo reconhecimento artístico que parecia então tardar. Documentários sinfónicos poéticos com traços eminentemente experimentais, quase sempre em formato de curta metragem, as “sinfonias urbanas” alicerçavam a sua estrutura fílmica numa montagem claramente apurada e capaz de evidenciar toda uma sensibilidade artística, com laivos de originalidade e com uma notória propensão para a rutura com a generalidade do cinema que então era produzido. Desde Walter Ruttmann com Berlin, Sinfonia De Uma Capital passando por Joris Ivens com Chuva ou Jean Vigo com À Propos de Nice, as “sinfonias urbanas” que despoletavam pela Europa e Estados Unidos da América haveriam também de se materializar em Portugal pelas mãos de Manoel de Oliveira e Leitão de Barros.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas do IX Encontro Anual da AIM |
Editors | Marta Pinho Alves, Maria do Rosário Lupi Bello, Iván Villarmea Álvarez |
Place of Publication | Lisboa |
Publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
Pages | 86-93 |
Number of pages | 8 |
ISBN (Print) | 9789895436521 |
Publication status | Published - May 2019 |
Event | IX Encontro Anual da AIM - Santiago de Compostela, Spain Duration: 13 May 2019 → 16 May 2019 |
Conference
Conference | IX Encontro Anual da AIM |
---|---|
Country/Territory | Spain |
City | Santiago de Compostela |
Period | 13/05/19 → 16/05/19 |