TY - JOUR
T1 - Desenvolvimento do currículo no ensino superior
T2 - desafios para a docência universitária
AU - Mesquita, Diana
AU - Flores, Maria-Assunção
AU - Lima, Rui M.
N1 - Publisher Copyright:
© 2018 Universidad Nacional Autonoma de Mexico. All rights reserved.
PY - 2018/6
Y1 - 2018/6
N2 - Este artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no ensino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios constituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores.
AB - Este artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no ensino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios constituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores.
KW - Docência universitária
KW - Desenvolvimento do currículo
KW - Ensino superior
KW - Portugal
KW - University teaching
KW - Curriculum development
KW - Higher education
KW - Portugal
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85051071928&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.22201/iisue.20072872e.2018.25.277
DO - 10.22201/iisue.20072872e.2018.25.277
M3 - Article
AN - SCOPUS:85051071928
SN - 2007-2872
VL - 9
SP - 42
EP - 61
JO - Revista Iberoamericana de Educacion Superior
JF - Revista Iberoamericana de Educacion Superior
IS - 25
ER -