TY - GEN
T1 - Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação da integração do LCMS no processo formativo no Ensino Superior
AU - Ferreira, Sérgio André
AU - Andrade, António
PY - 2013/11/25
Y1 - 2013/11/25
N2 - — Considerando a importância da gestão dos Learning Content Management System (LCMS) na estratégia pedagógica de modernização ensino superior, torna-se fundamental desenvolver instrumentos fiáveis e adaptados ao contexto, que permitam aferir as perceções dos estudantes sobre a problemática. Adicionalmente, importa que esta informação se articule com outras fontes, em concreto com os relatórios do LCMS, de modo a favorecer uma gestão mais coerente. O propósito deste estudo é desenvolver e validar a escala “Integração do LCMS nas atividades letivas do ensino superior”. A aproximação metodológica à temática desenvolveu-se ao longo de três etapas: 1- Identificação e desenvolvimento das dimensões e redação dos itens individuais; 2- Validação do conteúdo do instrumento por um painel de especialistas e estudantes de mestrado com profunda experiência no uso do LCMS; 3- Administração da escala e análise psicométrica. As dimensões da versão final da escala estão relacionadas muito proximamente com a informação que se pode extrair dos relatórios do LCMS. O objetivo é fazer uma análise, cruzando a informação das duas fontes, fator que potencialmente aumenta a eficácia na gestão. A amostra de conveniência foi formada por 54 estudantes que frequentam cursos de licenciatura e mestrado na Universidade Católica Portuguesa. Os resultados sugerem que a escala apresenta boas propriedades psicométricas.
AB - — Considerando a importância da gestão dos Learning Content Management System (LCMS) na estratégia pedagógica de modernização ensino superior, torna-se fundamental desenvolver instrumentos fiáveis e adaptados ao contexto, que permitam aferir as perceções dos estudantes sobre a problemática. Adicionalmente, importa que esta informação se articule com outras fontes, em concreto com os relatórios do LCMS, de modo a favorecer uma gestão mais coerente. O propósito deste estudo é desenvolver e validar a escala “Integração do LCMS nas atividades letivas do ensino superior”. A aproximação metodológica à temática desenvolveu-se ao longo de três etapas: 1- Identificação e desenvolvimento das dimensões e redação dos itens individuais; 2- Validação do conteúdo do instrumento por um painel de especialistas e estudantes de mestrado com profunda experiência no uso do LCMS; 3- Administração da escala e análise psicométrica. As dimensões da versão final da escala estão relacionadas muito proximamente com a informação que se pode extrair dos relatórios do LCMS. O objetivo é fazer uma análise, cruzando a informação das duas fontes, fator que potencialmente aumenta a eficácia na gestão. A amostra de conveniência foi formada por 54 estudantes que frequentam cursos de licenciatura e mestrado na Universidade Católica Portuguesa. Os resultados sugerem que a escala apresenta boas propriedades psicométricas.
KW - Escala de avaliação
KW - Institutional Managed Learning Environment (iMLE)
KW - Learnig analytics
KW - Learning Content Management System (LCMS)
KW - Evaluation scale
KW - Institutional Managed Learning Environment (iMLE)
KW - Learnig analytics
KW - Learning Content Management System (LCMS)
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84887955505&partnerID=8YFLogxK
M3 - Conference contribution
AN - SCOPUS:84887955505
SN - 9789899843400
T3 - Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
BT - Proceedings of the 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013
PB - Universidad de Salamanca
T2 - 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2013
Y2 - 19 June 2013 through 22 June 2013
ER -