Diáspora e humor étnico. A receção em Portugal de um vídeo no Youtube sobre emigrantes em França

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

10 Downloads

Abstract

O humor étnico é uma das produções socioculturais que mais controversas gera, uma vez que conduz invariavelmente locutores e destinatários para os terrenos, por vezes ingremes, de identidade e de pertença. Suscita leituras plurais em função dos contextos de vida e das representações associadas às personagens e situações encenadas. Como nos recorda Sierra (2019), uma extensa literatura tem se debruçado sobre o papel dos meios de comunicação como espaço de (re)produção de estereótipos linguísticos e culturais, mas são escassas as pesquisas acerca da respetiva (re)apropriação no âmbito das interações sociais. São, de facto, as redes sociais digitais que constituem hoje um dos espaços privilegiados dessas interações na esfera pública e onde os diversos formatos proporcionam a capacidade de argumentar online, de partilhar ou manipular imagens, de criar memes ou de publicar as suas próprias produções, conferindo-lhes um potencial específico. De modo a compreender as diversas interpretações e analisar o papel do humor na (de)construção simbólica dos públicos portugueses ou de origem portuguesa residentes em França e Portugal, o presente estudo recorreu à aplicação de inquéritos por questionário em língua francesa e portuguesa, a residentes em França e em Portugal. A partir de variáveis como sexo, idade, estatuto migratório, área de residência, formação académica, categoria socioprofissional, entre outras, procurou-se assim apreender a diversidade das receções do vídeo “Vamos a Portugal” (950 000 visualizações), de autoria de uma dupla de humoristas lusodescendentes, Ro & Cut, que ganhou popularidade online através de vídeos no Youtube com mais de 125 milhões de visualizações. A partir de um total de 461 respostas (234 em França e 227 em Portugal) é possível perceber que os trajetos individuais e coletivos influenciam o processo de receção. Embora em ambos os casos considerem que o vídeo não retrata a realidade atual dos portugueses em França, procedem a uma leitura diferenciada desta produção em contexto digital. Nesta comunicação, iremos destacar as perceções dos residentes em Portugal, através da apresentação e discussão dos resultados decorrente das suas respostas ao inquérito (ou das respostas ao inquérito aplicado em Portugal).
Original languagePortuguese
Number of pages1
Publication statusPublished - Jan 2024
EventXIII SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades - Universidade do Minho, Braga, Portugal
Duration: 24 Jan 202426 Jan 2024
https://www.sopcom2024.pt/tema/

Conference

ConferenceXIII SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades
Abbreviated titleSOPCOM
Country/TerritoryPortugal
CityBraga
Period24/01/2426/01/24
Internet address

Cite this