TY - JOUR
T1 - Educação integral, institucionalização do tempo livre
T2 - outras lógicas educacionais no contexto Luso-Brasileiro
AU - Rodrigues, Juliana Pedreschi
AU - Gonçalves, José Luís
AU - Garcia, Valéria Aroeira
AU - Gonçalves, Daniela
N1 - Publisher Copyright:
© 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES.
Copyright:
Copyright 2019 Elsevier B.V., All rights reserved.
PY - 2019
Y1 - 2019
N2 - A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.
AB - A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação integral em ambos os países, atentos para outros jeitos de organizar o processo educacional, escapando de uma única lógica e do risco de institucionalização cada vez maior do tempo livre.
KW - Educação em tempo integral
KW - Educação não formal e informal
KW - Intervenção comunitária
KW - Full-time education
KW - Non-formal and informal education
KW - Community intervention
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85073469108&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1590/cc0101-32622019225885
DO - 10.1590/cc0101-32622019225885
M3 - Article
AN - SCOPUS:85073469108
SN - 0101-3262
VL - 39
SP - 145
EP - 160
JO - Cadernos CEDES
JF - Cadernos CEDES
IS - 108
ER -