TY - JOUR
T1 - Educação, território e governação
T2 - o programa aproximar e a terceira margem
AU - Matias Alves, José
AU - Cabral, Ilídia
PY - 2015/1/1
Y1 - 2015/1/1
N2 - O presente texto elege como objeto de análise o Programa Aproximar Educação e sua execução nos quinze municípios que foram convidados pelo Governo para a ele aderir. Procede-se a uma breve análise de conteúdo da Resolução Ministerial, analisa-se de modo genérico os quinze contratos interadministrativos de delegação de competências, descendo-se ao particular em relação a dois deles, e procura-se analisar a distribuição de poderes entre o centro e as periferias, aqui incluindo o município, o Conselho Municipal de Educação e o agrupamento de escolas.Sustenta-se que, no plano das orientações para a ação, é visível a vontade política de instituir um novo modelo de governação local da educação que designaremos de regulação sociocomunitária, embora esta leitura não possa ser generalizada. Analisam-se sumariamente alguns discursos críticos que vêm neste processo uma forma de desresponsabilização do Estado, de “privatização” da educação e de municipalização.Conclui-se que o desenvolvimento deste programa se inscreveu num paradigma de conflito de visões, poderes e contrapoderes, sendo incerto o seu futuro.
AB - O presente texto elege como objeto de análise o Programa Aproximar Educação e sua execução nos quinze municípios que foram convidados pelo Governo para a ele aderir. Procede-se a uma breve análise de conteúdo da Resolução Ministerial, analisa-se de modo genérico os quinze contratos interadministrativos de delegação de competências, descendo-se ao particular em relação a dois deles, e procura-se analisar a distribuição de poderes entre o centro e as periferias, aqui incluindo o município, o Conselho Municipal de Educação e o agrupamento de escolas.Sustenta-se que, no plano das orientações para a ação, é visível a vontade política de instituir um novo modelo de governação local da educação que designaremos de regulação sociocomunitária, embora esta leitura não possa ser generalizada. Analisam-se sumariamente alguns discursos críticos que vêm neste processo uma forma de desresponsabilização do Estado, de “privatização” da educação e de municipalização.Conclui-se que o desenvolvimento deste programa se inscreveu num paradigma de conflito de visões, poderes e contrapoderes, sendo incerto o seu futuro.
KW - Regulação
KW - Governação
KW - Descentralização
KW - Município
U2 - 10.34632/investigacaoeducacional.2015.3409
DO - 10.34632/investigacaoeducacional.2015.3409
M3 - Article
SN - 1645-4006
SP - 35
EP - 52
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
IS - 15
ER -