Abstract
Procura-se dar a conhecer um estudo de caso desenvolvido num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) do concelho do Porto, focado na construção de uma metodologia pedagógica significativa para a transferência de aprendizagens entre os estudantes e as suas famílias, utilizando Tecnologias Digitais (TD). Através de atividades intencionais e sistemáticas desenvolvidas ao longo de um ano letivo, que visaram o empoderamento da comunidade, desenvolveram-se competências relacionadas com a literacia para a informação, a literacia mediática e digital. O envolvimento dos encarregados de educação foi sistematicamente considerado: tanto pela planificação das sessões de aprendizagem, como pela convocatória da sua presença na escola em momentos chave de monitorização do projeto, para a realização de entrevistas. Estes processos acabaram por configurar novos circuitos de troca emocional e simbólica entre mães, pais e filhos e por afetar positivamente o sentido de agência e de autoria de todos os participantes.
Translated title of the contribution | Community Empowerment: enhancing transfer of learning from a meaningful pedagogical methodology |
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Original language | Portuguese |
Pages | 201-203 |
Publication status | Published - Jul 2015 |
Event | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal Duration: 23 Jun 2015 → 24 Jun 2015 |
Conference
Conference | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano |
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Country/Territory | Portugal |
City | Porto |
Period | 23/06/15 → 24/06/15 |
Keywords
- Education
- Community development
- Technological education
- Educational change
- Teacher-parents relationship
- Parents' information perceptions
- Digital education