Abstract
Com esta comunicação, pretende-se divulgar a forma inovadora como a EPRAL-Évora desenvolve o currículo modular, de forma aberta, flexível e integrada, centrando a organização do ensino na promoção das qualificações baseadas em resultados de aprendizagem por projetos contextualizados aos perfis de saída dos cursos profissionais Técnico de Restauração, variante Cozinha / Pastelaria e Técnico de Restauração, variante Restaurante / Bar, na área de educação e formação 811- Hotelaria e Restauração. A avaliação predominantemente formativa e formadora utiliza, entre outras ferramentas e instrumentos, o e-portefólio reflexivo de evidências de aprendizagem, permitindo uma avaliação sistemática e criterial do processo e não só dos produtos, espelhando o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa, ao longo de um período de tempo e do ciclo de formação, em termos de conhecimentos, competências, atitudes e valores. Este é um exemplo de alguns outros “viveiros de boas iniciativas e práticas inovadoras” que urge divulgar para inspirar outras escolas que estão com sede de mudar.
Translated title of the contribution | Teach and learn by modules |
---|---|
Original language | Portuguese |
Title of host publication | Construir a autonomia e flexibilização curricular |
Subtitle of host publication | os desafios da escola e dos professores |
Editors | Cristina Palmeirão, José Matias Alves |
Place of Publication | Porto |
Publisher | Universidade Católica Editora |
Pages | 143-153 |
Number of pages | 11 |
ISBN (Electronic) | 9789898835321 |
Publication status | Published - Nov 2017 |