Ensinar e aprender por módulos

Translated title of the contribution: Teach and learn by modules

Luísa Orvalho, Susana Nonato

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

2 Downloads

Abstract

Com esta comunicação, pretende-se divulgar a forma inovadora como a EPRAL-Évora desenvolve o currículo modular, de forma aberta, flexível e integrada, centrando a organização do ensino na promoção das qualificações baseadas em resultados de aprendizagem por projetos contextualizados aos perfis de saída dos cursos profissionais Técnico de Restauração, variante Cozinha / Pastelaria e Técnico de Restauração, variante Restaurante / Bar, na área de educação e formação 811- Hotelaria e Restauração. A avaliação predominantemente formativa e formadora utiliza, entre outras ferramentas e instrumentos, o e-portefólio reflexivo de evidências de aprendizagem, permitindo uma avaliação sistemática e criterial do processo e não só dos produtos, espelhando o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa, ao longo de um período de tempo e do ciclo de formação, em termos de conhecimentos, competências, atitudes e valores. Este é um exemplo de alguns outros “viveiros de boas iniciativas e práticas inovadoras” que urge divulgar para inspirar outras escolas que estão com sede de mudar.
Translated title of the contributionTeach and learn by modules
Original languagePortuguese
Title of host publicationConstruir a autonomia e flexibilização curricular
Subtitle of host publicationos desafios da escola e dos professores
EditorsCristina Palmeirão, José Matias Alves
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Editora
Pages143-153
Number of pages11
ISBN (Electronic)9789898835321
Publication statusPublished - Nov 2017

Cite this