Abstract
Na construção partilhada do conhecimento, o critério é o da reciprocidade, contudo, a perspectiva desdobra-se no “eu” e o “outro”, ou seja, aceitar o outro e partilhar os desempenhos. É um formato de cooperação que pressupõe envolvimento e equidade de interesses. Colaborar e Cooperar são dois conceitos baseados numa filosofia de interação, facilitadora de uma produção consensual. Boavida & Ponte (2002), referem colaboração como uma forma peculiar de cooperação, passando pela aceitação e envolvência da tarefa, conjuntamente desenvolvida, uma troca de saberes, uma construção partilhada do conhecimento. O objetivo deste estudo centra-se na qualidade da relação e na caraterização do modelo de ensino colaborativo entre o docente de educação especial e docente do ensino regular. O método utilizado é de natureza qualitativa, com uma amostra de conveniência, com um grupo de professores (n=19) do ensino regular e professores do ensino especial (n=5). Os resultados demonstram grande motivação, empenho e envolvência entre professores, quer a nível de planificação e organização de atividades, assim como alto nível de interesse manifestado pelos alunos, articulando saberes, numa perpetiva de aprender a aprender.
Original language | Portuguese |
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Number of pages | 1 |
Publication status | Published - 2013 |