TY - JOUR
T1 - Equipas educativas e comunidades de aprendizagem
T2 - Educational teams and learning communities
AU - Machado, Joaquim
AU - Formosinho, João
PY - 2016
Y1 - 2016
N2 - O modelo de organização da escola por Equipas Educativas requer mudanças estruturais e mudanças instrutivas cujo processo interpela os professores para a transformação em comunidades profissionais de aprendizagem, associando o desenvolvimento profissional e a melhoria da escola com reflexos nas aprendizagens dos alunos. O nosso estudo é de natureza qualitativa e identifica as preocupações que estão na base da adesão das escolas à proposta alternativa de organização pedagógica, apresenta as estruturas de gestão intermédia que criaram, infere o modelo de liderança que corporizaram e mostra os ganhos significativos da escola e dos professores, nomeadamente a interação e colaboração profissional, a visibilidade social do trabalho docente, o clima da escola, a melhoria dos resultados escolares e o reconhecimento da comunidade.
AB - O modelo de organização da escola por Equipas Educativas requer mudanças estruturais e mudanças instrutivas cujo processo interpela os professores para a transformação em comunidades profissionais de aprendizagem, associando o desenvolvimento profissional e a melhoria da escola com reflexos nas aprendizagens dos alunos. O nosso estudo é de natureza qualitativa e identifica as preocupações que estão na base da adesão das escolas à proposta alternativa de organização pedagógica, apresenta as estruturas de gestão intermédia que criaram, infere o modelo de liderança que corporizaram e mostra os ganhos significativos da escola e dos professores, nomeadamente a interação e colaboração profissional, a visibilidade social do trabalho docente, o clima da escola, a melhoria dos resultados escolares e o reconhecimento da comunidade.
KW - Equipa educativa
KW - Organização pedagógica
KW - Comunidade de aprendizagem
KW - Liderança participativa
KW - Educational team
KW - Pedagogical organization
KW - Learning community
KW - Participative leadership
U2 - 10.34632/investigacaoeducacional.2016.3419
DO - 10.34632/investigacaoeducacional.2016.3419
M3 - Article
SN - 1645-4006
VL - 16
SP - 11
EP - 31
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
ER -