Estratégias de captação de dadores de sangue. O papel disruptivo dos focus group em estudos de comunicação

João Simão, Vanessa Santo

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

21 Downloads

Abstract

Tendo em consideração o seu papel na prevenção de doenças e na promoção da saúde, a Comunicação em Saúde é essencial para o bem-estar, tanto a nível individual como comunitário (Nkanunye & Obiechina, 2017). Esta comunicação tem como principal objetivo aferir quais as estratégias e ações de comunicação mais eficazes no contexto da promoção da dávida de sangue junto da população jovem, com especial enfoque na comunicação desenvolvida pelo IPST, IP (Instituto Português do Sangue e Transplantação) no âmbito desta mesma promoção. Assim, para além da análise documental às diferentes campanhas de comunicação elaboradas pelo IPST, IP, foram efetuados Focus Group a jovens dadores e jovens não dadores de sangue, de forma a melhor se caracterizar esta realidade. Nesse sentido, é também objetivo deste trabalho demonstrar a importância que o Focus Group pode ter, enquanto instrumento de recolha dados em Comunicação (Jordan Civil Society Program, 2012; Bryman, 2012; Daymon e Holloway, 2011). Tendo como premissa a natureza interativa desta técnica, é importante explicar em que medida estamos a falar de uma técnica que nos permite recolher dados fiáveis para um estudo na área da Comunicação Estratégica, bem como um melhor entendimento do papel que esta técnica pode desempenhar. A opção por esta técnica de recolha de dados, por si só, já permitiu a recolha de informações diferentes e inovadoras, nomeadamente ao nível de motivações e possíveis constrangimentos à dávida de sangue, bem como a recolha de feedback a ações e campanhas de comunicação de comunicação do IPST. A par com a comunicação focada na informação, desmistificação e na criação de confiança, é também importante comunicar com o intuito de aumentar a consciência dos jovens sobre a necessidade da dádiva de sangue.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 11 Apr 2022
EventXII Congresso da SOPCOM: Comunicação & Disrupção, Desafios Culturais, Societais e Tecnológicos - Portugal, Lisbon, Portugal
Duration: 11 Apr 202213 Apr 2022
http://www.sopcom2022.pt/

Conference

ConferenceXII Congresso da SOPCOM
Abbreviated titleSOPCOM 2022
Country/TerritoryPortugal
CityLisbon
Period11/04/2213/04/22
Internet address

Cite this