TY - JOUR
T1 - Estratégias de coping em adolescentes
AU - Amaral-Bastos, Manuela
AU - Araújo, Beatriz
PY - 2017/1/1
Y1 - 2017/1/1
N2 - OBJETIVO: Relacionar as estrategias de coping do adolescente com as variáveis de caracterizaçao (sexo, idade, retençao escolar), a configuraçao familiar e situaçao laboral da família. MÉTODOS: Realizamos um estudo do tipo correlacional e transversal de paradigma quantitativo, com uma amostra de 291 adolescentes de dois agrupamentos escolares do norte de Portugal. Na coleta de dados utilizamos a Escala Toulousiana de Coping, tendo sido considerados os aspectos éticos inerentes à investigaçao em grupos vulneráveis. RESULTADOS: As estratégias de coping mais evidenciadas pelos adolescentes foram as de "Controlo" e as menos utilizadas as de "Recusa". Esta estratégia apresenta diferenças com significância estatística quando relacionada com as variáveis: sexo, favorável aos rapazes (t=4.571 ; gl =289; p <.001); e retençao escolar para adolescentes com pelo menos uma experiência de retençao (t=2.142; gl =280; p=.033). Por sua vez, o grupo etário, a configuraçao familiar e a situaçao laboral dos pais/cuidadores parecem nao influenciar significativamente as estratégias de coping usadas pelos adolescentes. No entanto, as raparigas, face ao desemprego da mae/cuidadora, apresentam resultados com significância estatística na utilizaçao de estratégias de "Retraimento, Conversao e Aditividade" (t=-2.291 ; gl =159; p=.023). CONCLUSãO: A Escala Toulousiana de Coping possibilita a identificaçao das estratégias usadas pelos adolescentes na resposta às adversidades, permitindo aos profissionais de saúde e de educaçao, adequar as suas intervençoes para a promoçao de estratégias mais adaptativas.
AB - OBJETIVO: Relacionar as estrategias de coping do adolescente com as variáveis de caracterizaçao (sexo, idade, retençao escolar), a configuraçao familiar e situaçao laboral da família. MÉTODOS: Realizamos um estudo do tipo correlacional e transversal de paradigma quantitativo, com uma amostra de 291 adolescentes de dois agrupamentos escolares do norte de Portugal. Na coleta de dados utilizamos a Escala Toulousiana de Coping, tendo sido considerados os aspectos éticos inerentes à investigaçao em grupos vulneráveis. RESULTADOS: As estratégias de coping mais evidenciadas pelos adolescentes foram as de "Controlo" e as menos utilizadas as de "Recusa". Esta estratégia apresenta diferenças com significância estatística quando relacionada com as variáveis: sexo, favorável aos rapazes (t=4.571 ; gl =289; p <.001); e retençao escolar para adolescentes com pelo menos uma experiência de retençao (t=2.142; gl =280; p=.033). Por sua vez, o grupo etário, a configuraçao familiar e a situaçao laboral dos pais/cuidadores parecem nao influenciar significativamente as estratégias de coping usadas pelos adolescentes. No entanto, as raparigas, face ao desemprego da mae/cuidadora, apresentam resultados com significância estatística na utilizaçao de estratégias de "Retraimento, Conversao e Aditividade" (t=-2.291 ; gl =159; p=.023). CONCLUSãO: A Escala Toulousiana de Coping possibilita a identificaçao das estratégias usadas pelos adolescentes na resposta às adversidades, permitindo aos profissionais de saúde e de educaçao, adequar as suas intervençoes para a promoçao de estratégias mais adaptativas.
KW - Adolescente
KW - Adaptação psicológica
KW - Características da família
KW - Adolescent
KW - Adaptation
KW - Psychological
KW - Family characteristics
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85025698696&partnerID=8YFLogxK
M3 - Article
AN - SCOPUS:85025698696
SN - 1679-9941
VL - 14
SP - 104
EP - 113
JO - Adolescência & Saúde
JF - Adolescência & Saúde
IS - 2
ER -