TY - GEN
T1 - Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento organizacional e profissional dos professores das escolas com ensino profissional
AU - Orvalho, Luísa
AU - Alves, José Matias
PY - 2017/7
Y1 - 2017/7
N2 - O estudo empírico, baseado numa metodologia de investigação qualitativa, centrado em múltiplos estudos de caso, foi realizado no âmbito do projeto de Pós- Doutoramento, em Ciências da Educação, na Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa - Católica Porto, intitulado " Colaborar para Inovar no Ensino Profissional ", sob a orientação científica do Professor Doutor José Matias Alves, centra-se nas condições, modelos de formação-ação e práticas reflexivas de suporte à mediação da consultoria externa em Formação Avançada em Ciências da Educação certificada, eixo Valorização do Ensino Profissional (FACE-EP), do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), e pretende dar a conhecer os resultados, em termos de inovação, impactos e efeitos transformativos nos modos de pensar e agir profissionais dos diretores, professores e formadores das escolas com ensino profissional. O referencial do modelo de intervenção e consultoria externa, na modalidade de Oficina de Formação, tem características distintivas e as estratégias de formação contínua são centradas nas próprias escolas e orientadas para a inovação e para a sua melhoria contínua, apoiadas na teoria da investigação-ação-colaborativa e educação reflexiva (Argyris, 1977, 1999; Argyris e Schön, 1978, 1996), Schon (1983).
AB - O estudo empírico, baseado numa metodologia de investigação qualitativa, centrado em múltiplos estudos de caso, foi realizado no âmbito do projeto de Pós- Doutoramento, em Ciências da Educação, na Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa - Católica Porto, intitulado " Colaborar para Inovar no Ensino Profissional ", sob a orientação científica do Professor Doutor José Matias Alves, centra-se nas condições, modelos de formação-ação e práticas reflexivas de suporte à mediação da consultoria externa em Formação Avançada em Ciências da Educação certificada, eixo Valorização do Ensino Profissional (FACE-EP), do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), e pretende dar a conhecer os resultados, em termos de inovação, impactos e efeitos transformativos nos modos de pensar e agir profissionais dos diretores, professores e formadores das escolas com ensino profissional. O referencial do modelo de intervenção e consultoria externa, na modalidade de Oficina de Formação, tem características distintivas e as estratégias de formação contínua são centradas nas próprias escolas e orientadas para a inovação e para a sua melhoria contínua, apoiadas na teoria da investigação-ação-colaborativa e educação reflexiva (Argyris, 1977, 1999; Argyris e Schön, 1978, 1996), Schon (1983).
KW - Inovação para a mudança
KW - Estratégias de formação-acão-colaborativa
KW - Innovation for change
KW - Training-action-collaborative strategies
M3 - Conference contribution
SN - 9789899948686
SP - 824
EP - 838
BT - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
A2 - Machado, Joaquim
A2 - Palmeirão, Cristina
A2 - Cabral, Ilídia
A2 - Baptista, Isabel
A2 - Azevedo, Joaquim
A2 - Alves, José Matias
A2 - Roldão, Maria do Céu
PB - Universidade Católica Portuguesa
CY - Porto
T2 - II Seminário Internacional
Y2 - 20 July 2017 through 21 July 2017
ER -