TY - JOUR
T1 - Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento profissional dos professores
AU - Orvalho, Luísa
AU - Matias Alves, José
PY - 2016/12
Y1 - 2016/12
N2 - O foco e o objeto desta investigação qualitativa, realizada no âmbito do projeto de Pós- Doutoramento em Ciências da Educação, atualmente em curso, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa-Católica Porto, intitulado “Colaborar para Inovar no Ensino Profissional”, sob a orientação científica do Professor Doutor José Matias Alves, centram-se nos modos, condições, modelos de formação-ação e práticas reflexivas de suporte à mediação da consultoria externa em Formação Avançada em Ciências da Educação (FACE), eixo Valorização do Ensino Profissional, do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). O estudo empírico, baseado em múltiplos estudos-de-caso de consultoria às escolas com ensino profissional, na lógica oficinal de formação para a mudança, centrada na ação, visando o desenvolvimento profissional, a aprendizagem organizacional e o trabalho colaborativo contínuo, suportado por uma liderança transformacional, pretende dar a conhecer os seus impactos e os efeitos transformativos.
Palavras-chave: Consultoria SAME- Ensino Profissional, Estratégias Colaborativas de Formação-Ação, Desenvolvimento Profissional, Inovação para a Mudança.
AB - O foco e o objeto desta investigação qualitativa, realizada no âmbito do projeto de Pós- Doutoramento em Ciências da Educação, atualmente em curso, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa-Católica Porto, intitulado “Colaborar para Inovar no Ensino Profissional”, sob a orientação científica do Professor Doutor José Matias Alves, centram-se nos modos, condições, modelos de formação-ação e práticas reflexivas de suporte à mediação da consultoria externa em Formação Avançada em Ciências da Educação (FACE), eixo Valorização do Ensino Profissional, do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). O estudo empírico, baseado em múltiplos estudos-de-caso de consultoria às escolas com ensino profissional, na lógica oficinal de formação para a mudança, centrada na ação, visando o desenvolvimento profissional, a aprendizagem organizacional e o trabalho colaborativo contínuo, suportado por uma liderança transformacional, pretende dar a conhecer os seus impactos e os efeitos transformativos.
Palavras-chave: Consultoria SAME- Ensino Profissional, Estratégias Colaborativas de Formação-Ação, Desenvolvimento Profissional, Inovação para a Mudança.
KW - Consultoria SAME – Ensino Profissional
KW - Colaborativas de formação-ação
KW - Desenvolvimento profissional de professores
KW - Inovação para a mudança
KW - SAME-Vocational Education Consulting
KW - Collaborative strategies training-action
KW - Professional development
KW - Innovation for change
M3 - Article
SN - 1645-4006
VL - 16
SP - 145
EP - 180
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
ER -