Abstract
Em Portugal, verifica-se um número elevado de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial: 8.175 (ISS, 2017). A investigação tem demonstrado que as crianças e jovens acolhidos apresentam diversas fragilidades escolares, quando comparados com os seus pares que não se encontram em acolhimento, nomeadamente: rendimento académico mais baixo, nível de escolaridade alcançado mais baixo, instabilidade escolar, suspensões, expulsões, absentismo e abandono. A fraca escolarização tem um impacto negativo para os jovens e para a sociedade a médio e a longo prazo, ao contribuir para a manutenção do ciclo intergeracional da exclusão social. Assumindo uma perspetiva ecológica, este estudo teve como objetivo identificar dimensões críticas na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens em acolhimento residencial, que possam posteriormente ser incluídas em instrumentos que estão a ser desenvolvidos com a finalidade de avaliar as necessidades de intervenção no domínio educacional em casas de acolhimento, que permitam a identificação de áreas de melhoria e o desenho de intervenções. Após a revisão da literatura, foram realizadas entrevistas e grupos de discussão focalizada com diversos intervenientes. São apresentadas e discutidas as dimensões críticas identificadas, bem como as etapas que se seguem no desenvolvimento dos instrumentos. São também discutidos os desafios para a escola e para os professores na promoção de oportunidades de sucesso para todos, nomeadamente para as crianças e jovens mais vulneráveis.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Constuir a autonomia e a flexibilização curricular |
Subtitle of host publication | os desafios da escola e dos professores |
Editors | Cristina Palmeirão, José Matias Alves |
Place of Publication | Porto |
Publisher | Universidade Católica Editora - Porto |
Pages | 170-183 |
Number of pages | 14 |
ISBN (Print) | 9789898835321 |
Publication status | Published - Nov 2017 |