Estudar e aprender em casas de acolhimento: identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativo

Gisela Carvalho, Luísa Ribeiro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

Em Portugal, verifica-se um número elevado de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial: 8.175 (ISS, 2017). A investigação tem demonstrado que as crianças e jovens acolhidos apresentam diversas fragilidades escolares, quando comparados com os seus pares que não se encontram em acolhimento, nomeadamente: rendimento académico mais baixo, nível de escolaridade alcançado mais baixo, instabilidade escolar, suspensões, expulsões, absentismo e abandono. A fraca escolarização tem um impacto negativo para os jovens e para a sociedade a médio e a longo prazo, ao contribuir para a manutenção do ciclo intergeracional da exclusão social. Assumindo uma perspetiva ecológica, este estudo teve como objetivo identificar dimensões críticas na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens em acolhimento residencial, que possam posteriormente ser incluídas em instrumentos que estão a ser desenvolvidos com a finalidade de avaliar as necessidades de intervenção no domínio educacional em casas de acolhimento, que permitam a identificação de áreas de melhoria e o desenho de intervenções. Após a revisão da literatura, foram realizadas entrevistas e grupos de discussão focalizada com diversos intervenientes. São apresentadas e discutidas as dimensões críticas identificadas, bem como as etapas que se seguem no desenvolvimento dos instrumentos. São também discutidos os desafios para a escola e para os professores na promoção de oportunidades de sucesso para todos, nomeadamente para as crianças e jovens mais vulneráveis.
Original languagePortuguese
Title of host publicationConstuir a autonomia e a flexibilização curricular
Subtitle of host publicationos desafios da escola e dos professores
EditorsCristina Palmeirão, José Matias Alves
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Editora - Porto
Pages170-183
Number of pages14
ISBN (Print)9789898835321
Publication statusPublished - Nov 2017

Cite this