TY - JOUR
T1 - Avaliação da qualidade microbiológica de gelados comestíveis comercializados por ambulantes em refeitórios de um campus universitário da cidade de Teresina-Piauí
AU - Cruz, Andreson Félix da
AU - Mendes, Ana Victória da Silva
AU - Santos, Andressa Amorim dos
AU - Barros, Izabel Costa
AU - Ribeiro, Alessandra Braga
AU - Albuquerque, Waleska Ferreira de
PY - 2022/1/1
Y1 - 2022/1/1
N2 - O dindin é um alimento gelado e refrescante, que pode ser classificado quanto a origem da matéria-prima utilizada na produção como natural ou artificial e de acordo com a RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001, a qual estabelece parâmetros microbiológicos para o controle sanitário na área de alimentos, este alimento é classificado como gelado comestível. Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de gelados comestíveis comercializados em refeitórios de um campus universitário da cidade de Teresina-Piauí. Para tanto, foram coletadas 23 amostras adquiridas de 05 ambulantes, no período de outubro de 2019 a março de 2020. Após a coleta, as amostras foram preparadas para análise pelo método de diluição decimal seriada e forma submetidas em seguida a testes presuntivos e confirmatórios para enumeração de coliformes a 35 °C, de coliformes a 45 °C e pesquisa de Escherichia coli; realizou-se a pesquisa de estafilococos coagulase positiva e teste de presença ou ausência de Salmonella sp. Os resultados sugerem que 56,50% das amostras indicaram contaminação por coliformes a 35 °C e que 43,50% das amostras encontravam-se com contagem de coliformes a 45 °C superior ao estabelecido pela legislação e que não houve indicativo da presença de E. coli em 100% das amostras analisadas. A pesquisa de estafilococos coagulase positiva e Salmonella sp, apresentaram resultados em conformidade com a legislação. Parte das amostras apresentam qualidade microbiológica insatisfatória, sendo necessária a revisão das etapas de produção e armazenamento do produto final quanto ao aspecto sanitário.
AB - O dindin é um alimento gelado e refrescante, que pode ser classificado quanto a origem da matéria-prima utilizada na produção como natural ou artificial e de acordo com a RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001, a qual estabelece parâmetros microbiológicos para o controle sanitário na área de alimentos, este alimento é classificado como gelado comestível. Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de gelados comestíveis comercializados em refeitórios de um campus universitário da cidade de Teresina-Piauí. Para tanto, foram coletadas 23 amostras adquiridas de 05 ambulantes, no período de outubro de 2019 a março de 2020. Após a coleta, as amostras foram preparadas para análise pelo método de diluição decimal seriada e forma submetidas em seguida a testes presuntivos e confirmatórios para enumeração de coliformes a 35 °C, de coliformes a 45 °C e pesquisa de Escherichia coli; realizou-se a pesquisa de estafilococos coagulase positiva e teste de presença ou ausência de Salmonella sp. Os resultados sugerem que 56,50% das amostras indicaram contaminação por coliformes a 35 °C e que 43,50% das amostras encontravam-se com contagem de coliformes a 45 °C superior ao estabelecido pela legislação e que não houve indicativo da presença de E. coli em 100% das amostras analisadas. A pesquisa de estafilococos coagulase positiva e Salmonella sp, apresentaram resultados em conformidade com a legislação. Parte das amostras apresentam qualidade microbiológica insatisfatória, sendo necessária a revisão das etapas de produção e armazenamento do produto final quanto ao aspecto sanitário.
KW - Toxinfecção alimentar
KW - Microbiologia de alimentos
KW - Doenças transmitidas por alimentos
KW - Food security
KW - Food poisoning
KW - Food microbiology
KW - Foodborne diseases
U2 - 10.34117/bjdv7n12-760
DO - 10.34117/bjdv7n12-760
M3 - Article
SN - 2525-8761
VL - 7
SP - 121447
EP - 121460
JO - Brazilian Journal of Development
JF - Brazilian Journal of Development
IS - 12
ER -