TY - THES
T1 - Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa
T2 - a busca por sabor ou likes?
AU - Krolow, Priscila Jaekel
PY - 2020
Y1 - 2020
N2 - Sabe-se que a experiência de consumo tende a ir muito além da satisfação com o produto ou serviço consumido. Com o surgimento da internet, dos dispositivos móveis e dos social media e, por consequência, da necessidade de partilhar o que experienciamos em sites de redes sociais, observa-se uma crescente busca por uma quantidade considerável de likes recebidos a cada nova publicação no Instagram. Dessa forma, em alguns casos, oferecer um cenário ou experiência instagramável, que colabore para um aumento significativo no engagement de uma fotografia publicada por um cliente/utilizador, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Devido ao crescente aumento de brunches instagramáveis em Lisboa, esta dissertação investiga como os clientes se comportam ao consumir essa experiência; se buscam sabor ou likes. Como os consumidores buscam cada vez mais locais de consumo que também sirvam como cenário para as suas fotografias, pretende-se descobrir quais podem ser as vantagens que a criação de experiências instagramáveis oferece às marcas. Através de entrevistas com os consumidores e da análise do perfil de Instagram dos brunches - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café escolhidos a partir da análise da popularidade e da instagramabilidade dos brunches de Lisboa, tornou-se possível uma reflexão a respeito da relevância da criação de uma experiência instagramável para as marcas. Percebe-se que as imagens produzidas pelos consumidores assemelham-se muito às fotografias (Manovich, 2017) publicadas nos perfis profissionais das marcas, e quando agrupadas através das pesquisa por hashtag formam um feed único constituído por imagens instagramismo (Manovich, 2017) publicadas por diversos - (Terra, 2009). Esses utilizadores buscam primordialmente por sabor, mas valorizam a apresentação dos pratos e o ambiente agradável e acabam por produzir conteúdo para o seu Instagram, pois gostam de dividir os momentos que julgam importantes com os seus seguidores e veem a experiência instagramável como um complemento à experiência de consumo gastronômica. O -a- é considerado como uma das formas mais eficientes na promoção de produtos e marcas e o que percebemos com a investigação é que consumidores satisfeitos com o sabor e com os likes acabam por partilhar esse momento com a sua rede e juntos, de forma (Johnson, 2003), formam uma mídia de divulgação do espaço, um feed no Instagram formado por entidades (Johnson, 2003).
AB - Sabe-se que a experiência de consumo tende a ir muito além da satisfação com o produto ou serviço consumido. Com o surgimento da internet, dos dispositivos móveis e dos social media e, por consequência, da necessidade de partilhar o que experienciamos em sites de redes sociais, observa-se uma crescente busca por uma quantidade considerável de likes recebidos a cada nova publicação no Instagram. Dessa forma, em alguns casos, oferecer um cenário ou experiência instagramável, que colabore para um aumento significativo no engagement de uma fotografia publicada por um cliente/utilizador, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Devido ao crescente aumento de brunches instagramáveis em Lisboa, esta dissertação investiga como os clientes se comportam ao consumir essa experiência; se buscam sabor ou likes. Como os consumidores buscam cada vez mais locais de consumo que também sirvam como cenário para as suas fotografias, pretende-se descobrir quais podem ser as vantagens que a criação de experiências instagramáveis oferece às marcas. Através de entrevistas com os consumidores e da análise do perfil de Instagram dos brunches - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café escolhidos a partir da análise da popularidade e da instagramabilidade dos brunches de Lisboa, tornou-se possível uma reflexão a respeito da relevância da criação de uma experiência instagramável para as marcas. Percebe-se que as imagens produzidas pelos consumidores assemelham-se muito às fotografias (Manovich, 2017) publicadas nos perfis profissionais das marcas, e quando agrupadas através das pesquisa por hashtag formam um feed único constituído por imagens instagramismo (Manovich, 2017) publicadas por diversos - (Terra, 2009). Esses utilizadores buscam primordialmente por sabor, mas valorizam a apresentação dos pratos e o ambiente agradável e acabam por produzir conteúdo para o seu Instagram, pois gostam de dividir os momentos que julgam importantes com os seus seguidores e veem a experiência instagramável como um complemento à experiência de consumo gastronômica. O -a- é considerado como uma das formas mais eficientes na promoção de produtos e marcas e o que percebemos com a investigação é que consumidores satisfeitos com o sabor e com os likes acabam por partilhar esse momento com a sua rede e juntos, de forma (Johnson, 2003), formam uma mídia de divulgação do espaço, um feed no Instagram formado por entidades (Johnson, 2003).
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