Abstract
Este texto pretende discutir as representações da identidade nacional portuguesa a partir de um caso de estudo específico: o cinema de João Canijo. Esta análise cultural a partir das imagens em movimento tentará perceber a forma como o cinema se introduz no debate contemporâneo das identidades nacionais. Esta discussão – que tem sido persistente nos campos dos estudos culturais, da história, da filosofia e da sociologia – coloca-se no campo das mentalidades em que se propõe uma divisão entre representações idealizadas (com uma forte influência do legado salazarista), e uma realidade mais complexa e violenta. Iremos sugerir que o cinema de João Canijo, de forma sistemática desde o final dos anos noventa, dialoga com estas duas representações paradoxais.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação |
Editors | Maria Manuel Baptista, Flavi Ferreira Lisboa Filho |
Place of Publication | Aveiro |
Publisher | Universidade de Aveiro |
Pages | 149-169 |
Number of pages | 21 |
ISBN (Print) | 978-989-20-6719-3 |
Publication status | Published - 2016 |
Externally published | Yes |
Keywords
- João Canijo
- Cinema português
- Violência
- Família
- Identidade nacional