TY - JOUR
T1 - Da indisciplina ao clima de escola
T2 - a voz dos alunos
AU - Carvalho, Marisa
AU - Alão, Paulo
AU - Magalhães, Joaquim
PY - 2017/12
Y1 - 2017/12
N2 - As questões relacionadas com a indisciplina, bullyinge violência escolar continuam a constituir-se como uma preocupação, desafiando as escolas na construção de soluções eficazes dirigidas à promoção da cidadania ativa, dialogante e relacional. Cabe às escolas uma atuação convergente com modelos proativos degestão da indisciplina com vista à promoção de comportamentos pró-sociais. Neste âmbito, destacamos a participação e envolvimento dos alunos nos processos de tomada de decisão e as atividades da escola como um fator determinante da construção de uma escola positiva, democrática e inclusiva. Este artigo apresenta a metodologia de Assembleias de Alunos, conforme realizadas no Agrupamento de Escolas de Frazão –Paços de Ferreira, no âmbito de um projeto de promoção de comportamentos positivos na escola. Partindo da análise documental das atas das referidas assembleias, identificam-se as conceções dos alunos acerca da disciplina e clima de escola, bem como as estratégias de ação adotadas. Os resultados obtidos apontam no sentido de se privilegiarem ações que promovam a participação e o envolvimento dos alunos nas decisões e atividades da 43escola. Com efeito, consideramos que as assembleias de alunos constituem uma abordagem promissora na promoção de um clima de escola positivo, participado e democrático.
AB - As questões relacionadas com a indisciplina, bullyinge violência escolar continuam a constituir-se como uma preocupação, desafiando as escolas na construção de soluções eficazes dirigidas à promoção da cidadania ativa, dialogante e relacional. Cabe às escolas uma atuação convergente com modelos proativos degestão da indisciplina com vista à promoção de comportamentos pró-sociais. Neste âmbito, destacamos a participação e envolvimento dos alunos nos processos de tomada de decisão e as atividades da escola como um fator determinante da construção de uma escola positiva, democrática e inclusiva. Este artigo apresenta a metodologia de Assembleias de Alunos, conforme realizadas no Agrupamento de Escolas de Frazão –Paços de Ferreira, no âmbito de um projeto de promoção de comportamentos positivos na escola. Partindo da análise documental das atas das referidas assembleias, identificam-se as conceções dos alunos acerca da disciplina e clima de escola, bem como as estratégias de ação adotadas. Os resultados obtidos apontam no sentido de se privilegiarem ações que promovam a participação e o envolvimento dos alunos nas decisões e atividades da 43escola. Com efeito, consideramos que as assembleias de alunos constituem uma abordagem promissora na promoção de um clima de escola positivo, participado e democrático.
KW - Disciplina
KW - Clima de escola
KW - Participação
KW - Assembleias de alunos
KW - Discipline
KW - School climate
KW - Participation
KW - Students’ assemblies
UR - http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?SSPAGEID=1282&lang=1&artigoID=1708
U2 - 10.34632/investigacaoeducacional.2017.3433
DO - 10.34632/investigacaoeducacional.2017.3433
M3 - Article
SN - 1645-4006
VL - 17
SP - 42
EP - 60
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
ER -