TY - JOUR
T1 - Gente de lugar nenhum – reflexão sobre a animação sociocultural em contexto institucional para terceira idade
AU - Carneiro, Alexandra Maria Pereira
PY - 2012/1/1
Y1 - 2012/1/1
N2 - As respostas sociais para terceira idade, nomeadamente os Lares, têm sido orientadas sobretudo para o cuidado geriátrico aos seus residentes, por vezes relegando para segundo plano outras necessidades e interesses que completam a existência afetiva e espiritual dessas pessoas. Como se pode posicionar a Animação Sociocultural quer no contexto interno de Lar, na resposta imediata aos residentes, quer (re)criando o Lar como instituição socioeducativa no contexto sociogeográfico? Pensar o envelhecimento não é tarefa apenas para os especialistas ou para os que estão mais perto de serem velhos; bem longe disso, deve ser cada vez mais um assunto do dia-a-dia, debatido nas escolas, no metro, à mesa das refeições com as crianças… Uma vez que envelhecer é o que nos acontece todos os dias e ser idoso é tão natural como ser jovem ou adulto, as inquietações não devem ser maiores do que as alegrias e as aprendizagens com os idosos das nossas vidas devem ser equivalentes às surpresas que as crianças das nossas vidas nos reservam.
AB - As respostas sociais para terceira idade, nomeadamente os Lares, têm sido orientadas sobretudo para o cuidado geriátrico aos seus residentes, por vezes relegando para segundo plano outras necessidades e interesses que completam a existência afetiva e espiritual dessas pessoas. Como se pode posicionar a Animação Sociocultural quer no contexto interno de Lar, na resposta imediata aos residentes, quer (re)criando o Lar como instituição socioeducativa no contexto sociogeográfico? Pensar o envelhecimento não é tarefa apenas para os especialistas ou para os que estão mais perto de serem velhos; bem longe disso, deve ser cada vez mais um assunto do dia-a-dia, debatido nas escolas, no metro, à mesa das refeições com as crianças… Uma vez que envelhecer é o que nos acontece todos os dias e ser idoso é tão natural como ser jovem ou adulto, as inquietações não devem ser maiores do que as alegrias e as aprendizagens com os idosos das nossas vidas devem ser equivalentes às surpresas que as crianças das nossas vidas nos reservam.
U2 - 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1951
DO - 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1951
M3 - Article
SN - 1646-7280
SP - 105
EP - 117
JO - Cadernos de Pedagogia Social
JF - Cadernos de Pedagogia Social
IS - 4
ER -