Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação

Translated title of the contribution: School management and leadership: the principal’s involvement in training

Fernanda Fonseca, Joaquim Machado

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

101 Downloads

Abstract

As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.
Translated title of the contributionSchool management and leadership: the principal’s involvement in training
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-11
Number of pages11
JournalEduSer
Volume14
Issue number1
DOIs
Publication statusPublished - 2022

Keywords

  • Teacher training
  • Training plan
  • School leadership

Fingerprint

Dive into the research topics of 'School management and leadership: the principal’s involvement in training'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this