@inproceedings{767eae05fad34b9988a6d09e3c801546,
title = "Inova{\c c}{\~a}o pedag{\'o}gica, forma{\c c}{\~a}o de professores e melhoria da escola",
abstract = "Estando em curso um projeto de inova{\c c}{\~a}o pedag{\'o}gica e mudan{\c c}a educativa numa rede de oito centros educativos de uma congrega{\c c}{\~a}o religiosa cat{\'o}lica, sendo esse projeto a concretiza{\c c}{\~a}o de uma procura de respostas aos desafios educacionais que o tempo parece exigir, pareceu-nos importante compreender a ecologia dos respetivos processos de mudan{\c c}a. Hoje, a investiga{\c c}{\~a}o acad{\'e}mica e as evid{\^e}ncias da pr{\'a}tica apontam que as escolas que perseguem e obt{\^e}m maior sucesso educativo s{\~a}o as que promovem maior flexibilidade e inova{\c c}{\~a}o no ensino e na aprendizagem, que demonstram maior confian{\c c}a em docentes muito qualificados e que valorizam um curr{\'i}culo amplo e diversificado, gerido colaborativamente em fun{\c c}{\~a}o de intencionalidades pedag{\'o}gicas claras e assumidas. Optou-se por um estudo de caso intr{\'i}nseco numa das escolas com oferta educativa de 2º e 3º ciclos do ensino b{\'a}sico e ensino secund{\'a}rio, situada no concelho do Porto. O desejo de desoculta{\c c}{\~a}o e compreens{\~a}o das rela{\c c}{\~o}es entre a inova{\c c}{\~a}o pedag{\'o}gica, gerada e gerida na escola, o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizativa da escola, entendida como constru{\c c}{\~a}o coletiva dos atores sociais, conduz-nos a um posicionamento interpretativo no nosso estudo. A investiga{\c c}{\~a}o procurar{\'a} mapear um ano do desenvolvimento do projeto, o terceiro da sua exist{\^e}ncia, sem perder de vista um trabalho de arqueologia que ilumine os dois anos que o precederam e contextualize as op{\c c}{\~o}es tomadas. Os dados emp{\'i}ricos ser{\~a}o204 recolhidos atrav{\'e}s de instrumentos (prioritariamente) qualitativos, atrav{\'e}s de uma variedade de t{\'e}cnicas e procedimentos de investiga{\c c}{\~a}o. A amostra procurar{\'a} ser representativa de diferentes pontos de vista acerca duma pluralidade de dimens{\~o}es do projeto.",
keywords = "Inova{\c c}{\~a}o pedag{\'o}gica, Desenvolvimento profissional docente, Culturas profissionais e organizacionais, Mudan{\c c}a educativa",
author = "Pedro Jesus and Alves, {Jos{\'e} Matias}",
year = "2019",
month = jul,
day = "19",
language = "Portuguese",
isbn = "9789895436446",
pages = "203--229",
editor = "Cabral, {Il{\'i}dia } and Machado, {Joaquim } and Palmeir{\~a}o, {Cristina } and Baptista, {Isabel } and Azevedo, {Joaquim } and Alves, {Jos{\'e} Matias } and Rold{\~a}o, {Maria do C{\'e}u }",
booktitle = "Educa{\c c}{\~a}o, Territ{\'o}rio e Desenvolvimento Humano - III Semin{\'a}rio Internacional",
publisher = "Universidade Cat{\'o}lica Portuguesa",
address = "Portugal",
}