TY - JOUR
T1 - Interações sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmcias interativas e nos procedimentos de resolução.
AU - Menéres, Maria Sofia Seabra Pereira Cabral
PY - 1997/9/1
Y1 - 1997/9/1
N2 - O presente trabalho teve como objectivo a comparação
da indução de estatuto em duas condições de
assimetria com uma situação de interacção simétrica.
Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções
assimétricas desencadeariam maior predominância
de regulações relacionais e, como consequência,
os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas
apresentariam menos benefícios que os seus congéneres
implicados em situações de interacção simétricas.
A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades
compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6
anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36
crianças, 30 não souberam resolver correctamente a
tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o
conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação
multiplicativa, com figuras de animais. A investigação
desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o
pré-teste e a segunda a situação experimental e o
pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as
duas fases.
As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das
3 condições experimentais («interacção simétrica»,
«assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com
os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste,
incluídos na condição «assimetria reforçada», como
tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente
por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos
no pré-teste.
Os resultados mostram que o estatuto do par produz
impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e
nos desempenhos individuais no pós-teste
AB - O presente trabalho teve como objectivo a comparação
da indução de estatuto em duas condições de
assimetria com uma situação de interacção simétrica.
Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções
assimétricas desencadeariam maior predominância
de regulações relacionais e, como consequência,
os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas
apresentariam menos benefícios que os seus congéneres
implicados em situações de interacção simétricas.
A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades
compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6
anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36
crianças, 30 não souberam resolver correctamente a
tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o
conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação
multiplicativa, com figuras de animais. A investigação
desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o
pré-teste e a segunda a situação experimental e o
pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as
duas fases.
As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das
3 condições experimentais («interacção simétrica»,
«assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com
os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste,
incluídos na condição «assimetria reforçada», como
tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente
por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos
no pré-teste.
Os resultados mostram que o estatuto do par produz
impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e
nos desempenhos individuais no pós-teste
M3 - Article
SN - 0870-8231
JO - Análise Psicológica
JF - Análise Psicológica
ER -