Intervenção de enfermagem na promoção de práticas de literacia familiar no primeiro ano de vida

Ana Resende, Henriqueta Figueiredo, Sílvia Caldeira, Margarida Lourenço

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

A literacia, que é a capacidade de processamento de informação escrita na vida cotidiana das pessoas, sustenta-se no desenvolvimento das capacidades básicas de leitura, escrita e cálculo, apreendidas a partir do processo de alfabetização, que acontece entre os 5 os 6 anos de idade. Contudo, a promoção do contato precoce da criança com fontes, materiais, práticas e atividades de literacia cria a oportunidade de adquirir as competências de literacia emergente desde cedo, facilitadoras da aprendizagem formal, e que sustentam a literacia ao longo do ciclo de vida, repercutindo positivamente no desenvolvimento integral da criança. A família constitui o contexto mais natural e eficaz para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção precoce de práticas de literacia familiar no primeiro ano de vida. Os cuidados de atenção primária, caracterizados pelo acompanhamento continuado à criança/família ao longo do ciclo vital familiar, favorecem a presença dos enfermeiros na promoção precoce de práticas de literacia familiar aos pais ou a outras figuras parentais com crianças no primeiro ano de vida, nas consultas de saúde materna e neonatal.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPROENF
Subtitle of host publicationprograma de atualização em enfermagem obstétrica e neonatal
PublisherArtmed Panamericana Editora Ltda
Pages115-140
Number of pages26
ISBN (Electronic)9786558487135
ISBN (Print)9786558487098
DOIs
Publication statusPublished - 2022

Publication series

NamePROENF
PublisherArtmed Panamericana
Number13
Volume4

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