Abstract
Neste artigo pretendemos reflectir a noção de ‘invisibilidade social’, no contexto de uma teoria da intersubjectividade e inserida no acto comunicativo de reconhecimento. A invisibilidade relaciona-se com a estrutura do processo de reconhecimento, do ponto de vista de uma teoria da acção e de uma epistemologia. Esta abordagem não se centra numa análise sociológica do desmascaramento – pela visibilidade – do exercício de domínio e de poder sobre outrem, através do desnudamento comunicativo. Optamos antes por uma abordagem centrada numa epistemologia moral, que realce as formas de olhar com desprezo, indiferença ou eivadas de estereótipos ‘através de outrem’, sem levar em consideração a pessoa. Pretendemos retirar dos ferimentos morais infligidos aos ‘invisíveis’ os princípios morais das implicações normativas do conceito de reconhecimento preconizado por Axel Honneth.
Original language | Portuguese |
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Pages (from-to) | 83-103 |
Number of pages | 21 |
Journal | Cadernos de Pedagogia Social |
Issue number | 1 |
DOIs | |
Publication status | Published - 1 Jan 2007 |