Abstract
A inovação das suas práticas é um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante é ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do século XXI e estimulação da mobilização de competências em diversas áreas, a criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das línguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francês e inglês, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu são as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso às novas tecnologias contribuiu para a renovação de práticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponível e mais flexível.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education |
Editors | Maria Figueiredo, Ana Isabel Silva, João Rocha, Ana Melo, Ana Paula Cardoso, António Ribeiro, Helena Gomes, Luís Menezes, Sara Felizardo |
Place of Publication | Viseu |
Publisher | Instituto Politécnico de Viseu |
Pages | 45-50 |
Number of pages | 6 |
ISBN (Print) | 9789895349548 |
Publication status | Published - Nov 2022 |
Externally published | Yes |