Jogo da glória digital – um estudo sobre o envolvimento dos alunos

Hugo Martins, Sónia Cruz

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

64 Downloads

Abstract

– Nesta comunicação apresenta-se uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino básico aquando do estudo da Revolução de Abril na disciplina de História. Através da realização de um jogo didático, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto sala de aula. Em termos de investigação foi nosso propósito analisar o envolvimento dos alunos na realização de um jogo em contexto sala de aula, atendendo, em particular, à colaboração e à competitividade entre os alunos. Os resultados obtidos foram bastante interessantes visto que apresentam peculiaridades entre os dois ciclos: os alunos mais novos destacam a entreajuda (6.ºano) e os mais velhos destacam a competitividade (9.ºano). Apesar desta realidade, independentemente do ciclo, constata-se uma grande adesão dos alunos à entrada dos jogos em sala de aula como forma de consolidar conhecimentos.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
EditorsAna Amélia Amorim Carvalho, Teresa Pessoa, Sónia Cruz, Adelina Moura, Célio Gonçalo Marques, Idalina Lourido Santos
Place of PublicationBraga
PublisherUniversidade do Minho
Number of pages15
ISBN (Electronic)9789898525154
Publication statusPublished - 2012
EventEncontro sobre Jogos e Mobile Learning - Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Duration: 26 Oct 201226 Oct 2012

Conference

ConferenceEncontro sobre Jogos e Mobile Learning
Country/TerritoryPortugal
CityCoimbra
Period26/10/1226/10/12

Cite this