TY - JOUR
T1 - Jornalismo 3.0
T2 - o impacto dos agregadores de notícias online no negócio da informação
AU - Santos, Daniela Real
PY - 2018/12
Y1 - 2018/12
N2 - Nos últimos anos, o mercado da informação tem sofrido uma reconfiguração no que respeita ao modelo de negócio, ao consumo e à forma de distribuição e produção noticiosa. Estas transformações foram proporcionadas por uma convergência tecnológica marcada pela digitalização dos meios e por novas formas de disseminação dos conteúdos. O jornalismo em Portugal está perante um ambiente 3.0, marcado pela popularização da internet e dos agregadores, bem como pelo papel crucial que o cidadão comum desempenha no processo de news distributing. Este artigo pretende investigar como as mudanças em curso no mercado dos media são percecionadas pelos principais agentes envolvidos no negócio da informação, nomeadamente os media sociais, agregadores de notícias, media digitais e tradicionais. Os resultados indicam que, por um lado, os agregadores proporcionam visibilidade, angariação de novos públicos e ampliam novas formas de distribuição da informação, potenciando a marca do media e não se apropriando dela. Por outro lado, geram dependência. sendo uma desvantagem, porque os meios já não conseguem sobreviver sem o agregador, perdendo a valorização da sua marca. Cria-se uma relação de desconfiança em detrimento dos próprios media ou comprometendo o retorno dos media. Estão dependentes independentemente do retorno que obtêm dessa aliança.
AB - Nos últimos anos, o mercado da informação tem sofrido uma reconfiguração no que respeita ao modelo de negócio, ao consumo e à forma de distribuição e produção noticiosa. Estas transformações foram proporcionadas por uma convergência tecnológica marcada pela digitalização dos meios e por novas formas de disseminação dos conteúdos. O jornalismo em Portugal está perante um ambiente 3.0, marcado pela popularização da internet e dos agregadores, bem como pelo papel crucial que o cidadão comum desempenha no processo de news distributing. Este artigo pretende investigar como as mudanças em curso no mercado dos media são percecionadas pelos principais agentes envolvidos no negócio da informação, nomeadamente os media sociais, agregadores de notícias, media digitais e tradicionais. Os resultados indicam que, por um lado, os agregadores proporcionam visibilidade, angariação de novos públicos e ampliam novas formas de distribuição da informação, potenciando a marca do media e não se apropriando dela. Por outro lado, geram dependência. sendo uma desvantagem, porque os meios já não conseguem sobreviver sem o agregador, perdendo a valorização da sua marca. Cria-se uma relação de desconfiança em detrimento dos próprios media ou comprometendo o retorno dos media. Estão dependentes independentemente do retorno que obtêm dessa aliança.
KW - Agregadores de notícias
KW - Jornalismo
KW - Convergência
KW - Modelos de negócio
KW - Portugal
KW - Web 3.0
KW - News aggregators
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KW - Journalism
KW - Convergence
KW - Business models
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85061830735&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.20287/ec.n27.v1.a01
DO - 10.20287/ec.n27.v1.a01
M3 - Article
AN - SCOPUS:85061830735
SN - 1646-4974
VL - 1
SP - 1
EP - 23
JO - Estudos em Comunicação
JF - Estudos em Comunicação
IS - 27
ER -