Abstract
Nos últimos anos apercebemo-nos de uma revolução tecnológica crescente que tem trazido novos direccionamentos económicos, culturais, sociais e educacionais à sociedade. As tecnologias têm consequências na sociedade em geral, e particularmente sobre a educação, onde devem estar presentes. Com efeito, a Escola e o Jardim de Infância não vivem alheados a estes fenómenos e têm vindo a compreender, gradualmente, que a integração e apropriação das tecnologias digitais por parte das crianças é um caminho sem retorno. O potencial da tecnologia aplicada à educação tem sido corroborado pela investigação, sendo encarada como promotora de uma construção activa de conhecimento. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram desenvolvidas algumas iniciativas, a nível nacional, para a implementação das TIC nos jardins-de-infância. No entanto, o número de estudos neste nível de ensino continua a ser muito reduzido, principalmente no que diz respeito à análise dos processos efectivos de integração da tecnologia no pré-escolar. Para o efeito, procurámos verificar as atitudes, meios e práticas de educadores de infância e crianças, relativamente à utilização das TIC, em Portugal. Os educadores utilizam as TIC? Utilizam o computador? Consideram importante a sua introdução no ensino pré-escolar? Que tipo de actividades realizam com o computador para/com as crianças? Quais as vantagens dessa mesma utilização para as crianças? Com o objectivo de responder a estas e outras questões, foram enviados, por correio electrónico, questionários para vários jardins-de-infância de todo o país, foram também colocados em plataformas de comunicação de educadores de infância, e distribuídos por jardins-de-infância pessoalmente, de Setembro de 2008 a Julho de 2009. Em Agosto de 2009, após terem sido recolhidos, os dados foram analisados. A amostra integrou 363 educadores de infância de todo o país. Como forma de triangulação de dados, foram também realizadas observações em dois jardins- de-infância, mais concretamente nas aulas de informática das crianças do pré- escolar. O comportamento dos sujeitos foi observado directamente em várias sessões ao longo de 7 meses (de Janeiro a Julho de 2009). A amostra integrou 355 crianças de pré-escolar.
Da análise dos dados sobressai que os educadores consideram que utilizar as TIC no pré-escolar é muito importante e utilizam-nas com as crianças. Relativamente ao computador, a maioria dos inquiridos tem-no na sala e utiliza-o em actividades diárias com as crianças. Os educadores que não utilizam o computador com as crianças referem que o motivo é a ausência do mesmo na sala. Os educadores mencionam a utilização do computador tinha sempre algum objectivo e não apenas um “passatempo” esporádico. Com a utilização do mesmo, foram referidas pelos educadores, alterações nas crianças, a nível cognitivo, a nível da motricidade, em relação à colaboração entre pares e socialização. Terminamos com algumas considerações finais sobre o tema.
Da análise dos dados sobressai que os educadores consideram que utilizar as TIC no pré-escolar é muito importante e utilizam-nas com as crianças. Relativamente ao computador, a maioria dos inquiridos tem-no na sala e utiliza-o em actividades diárias com as crianças. Os educadores que não utilizam o computador com as crianças referem que o motivo é a ausência do mesmo na sala. Os educadores mencionam a utilização do computador tinha sempre algum objectivo e não apenas um “passatempo” esporádico. Com a utilização do mesmo, foram referidas pelos educadores, alterações nas crianças, a nível cognitivo, a nível da motricidade, em relação à colaboração entre pares e socialização. Terminamos com algumas considerações finais sobre o tema.
Original language | Portuguese |
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Qualification | Doctor of Philosophy |
Awarding Institution |
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Award date | 26 Oct 2010 |
Publication status | Published - 2010 |