Mecanismos de internacionalização de projetos artísticos – o caso das artes de rua

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Abstract

A difusão internacional de projetos artísticos revela-se, atualmente, como um dos fatores limitantes para o sucesso de artistas num contexto europeu cada vez mais amplo. A capacidade de comunicação através de ferramentas adequadas e a utilização dos sistemas de promoção ou apoio à difusão poderão revelar-se como fatores facilitadores dos processos de difusão internacional.Estudaram-se os modelos e estratégias de funcionamento de 3 modelos distintos de suporte à internacionalização, observando as características de alguns exemplos concretos, com foco específico nas Artes de Rua. A autopromoção, os agentes de representação públicos e privados e as redes de cooperação são os três eixos explorados durante o trabalho. A observação das diferentes ferramentas revelou as dificuldades resultantes do trabalho isolado ao nível da autopromoção, em contraste com os resultados mais sólidos de alguns dos agentes de representação a atuar no mercado. Por outro lado, a maioria das redes de cooperação revelam-se estruturas mais fortes ao nível da representação de programadores e estruturas, com impacto mais reduzido na atividade dos artistas.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPrimeiros contributos para o FIGAC 2016
EditorsManuel Gama
Place of PublicationViana do Castelo
PublisherInstituto Politécnico de Viana do Castelo
Pages36-36
Number of pages1
ISBN (Print)9789898756084
Publication statusPublished - 2016
EventVII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura - Viana do Castelo, Portugal
Duration: 2 Jun 20163 Jun 2016

Conference

ConferenceVII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura
Abbreviated titleFIGAC 2016
Country/TerritoryPortugal
CityViana do Castelo
Period2/06/163/06/16

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