Abstract
A difusão internacional de projetos artísticos revela-se, atualmente, como um dos fatores limitantes para o sucesso de artistas num contexto europeu cada vez mais amplo. A capacidade de comunicação através de ferramentas adequadas e a utilização dos sistemas de promoção ou apoio à difusão poderão revelar-se como fatores facilitadores dos processos de difusão internacional.Estudaram-se os modelos e estratégias de funcionamento de 3 modelos distintos de suporte à internacionalização, observando as características de alguns exemplos concretos, com foco específico nas Artes de Rua. A autopromoção, os agentes de representação públicos e privados e as redes de cooperação são os três eixos explorados durante o trabalho. A observação das diferentes ferramentas revelou as dificuldades resultantes do trabalho isolado ao nível da autopromoção, em contraste com os resultados mais sólidos de alguns dos agentes de representação a atuar no mercado. Por outro lado, a maioria das redes de cooperação revelam-se estruturas mais fortes ao nível da representação de programadores e estruturas, com impacto mais reduzido na atividade dos artistas.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Primeiros contributos para o FIGAC 2016 |
Editors | Manuel Gama |
Place of Publication | Viana do Castelo |
Publisher | Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Pages | 36-36 |
Number of pages | 1 |
ISBN (Print) | 9789898756084 |
Publication status | Published - 2016 |
Event | VII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura - Viana do Castelo, Portugal Duration: 2 Jun 2016 → 3 Jun 2016 |
Conference
Conference | VII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura |
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Abbreviated title | FIGAC 2016 |
Country/Territory | Portugal |
City | Viana do Castelo |
Period | 2/06/16 → 3/06/16 |