TY - JOUR
T1 - Medicamentos pediátricos e cáries dentárias - percecões e atitudes de um grupo de tutores pediátricos em Vila Nova de Gaia
AU - Leite, Filipa
AU - Leite, Cristiana
AU - Correia, André
AU - Pinto, M. A. Elvira
N1 - Copyright:
Copyright 2012 Elsevier B.V., All rights reserved.
PY - 2011/10
Y1 - 2011/10
N2 - A grande maioria dos medicamentos líquidos desenvolvidos para a Pediatria tem na sua composição algum tipo de açúcar, de forma a tornar a sua ingestão mais agradável, o que lhes confere um potencial cariogénico agravado nesta faixa etária. O objetivo desta investigação foi estudar, de uma forma descritiva, as perceções e atitudes dos responsáveis das crianças face ao potencial cariogénico de medicamentos líquidos pediátricos. Efetuou-se uma análise descritiva às respostas obtidas num questionário realizado aleatoriamente a 65 cuidadores de crianças entre 0-12 anos de idade que recorreram à Consulta de Saúde Infantil e Juvenil do Centro de Saúde Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, em novembro e dezembro de 2008.Os resultados revelaram que as classes terapêuticas mais citadas são os analgésicos/antipiréticos (96,9%), seguidos dos antibióticos (81,5%), a maioria na forma de xarope. Aproximadamente 54% dos responsáveis das crianças relacionou o uso de medicamentos pediátricos com o desenvolvimento de cárie dentária. Apesar disso, 85% não efetuam a higiene oral das crianças após a toma do medicamento. A maioria dos Médicos de Família, Pediatras ou Médicos Dentistas (88%) não orienta os responsáveis para a correta higiene oral das crianças após a toma de xaropes pediátricos. Dentro das limitações do estudo, pode-se concluir que é necessário efetuar ações de promoção e educação para a saúde sobre esta temática junto dos responsáveis das crianças e dos Profissionais de Saúde, de forma a que conheçam o potencial cariogénico dos medicamentos e promovam uma correta higiene oral após a sua ingestão.
AB - A grande maioria dos medicamentos líquidos desenvolvidos para a Pediatria tem na sua composição algum tipo de açúcar, de forma a tornar a sua ingestão mais agradável, o que lhes confere um potencial cariogénico agravado nesta faixa etária. O objetivo desta investigação foi estudar, de uma forma descritiva, as perceções e atitudes dos responsáveis das crianças face ao potencial cariogénico de medicamentos líquidos pediátricos. Efetuou-se uma análise descritiva às respostas obtidas num questionário realizado aleatoriamente a 65 cuidadores de crianças entre 0-12 anos de idade que recorreram à Consulta de Saúde Infantil e Juvenil do Centro de Saúde Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, em novembro e dezembro de 2008.Os resultados revelaram que as classes terapêuticas mais citadas são os analgésicos/antipiréticos (96,9%), seguidos dos antibióticos (81,5%), a maioria na forma de xarope. Aproximadamente 54% dos responsáveis das crianças relacionou o uso de medicamentos pediátricos com o desenvolvimento de cárie dentária. Apesar disso, 85% não efetuam a higiene oral das crianças após a toma do medicamento. A maioria dos Médicos de Família, Pediatras ou Médicos Dentistas (88%) não orienta os responsáveis para a correta higiene oral das crianças após a toma de xaropes pediátricos. Dentro das limitações do estudo, pode-se concluir que é necessário efetuar ações de promoção e educação para a saúde sobre esta temática junto dos responsáveis das crianças e dos Profissionais de Saúde, de forma a que conheçam o potencial cariogénico dos medicamentos e promovam uma correta higiene oral após a sua ingestão.
KW - Pediatria
KW - Odontopediatria
KW - Preparações farmacêuticas
KW - Cárie dentária
KW - Pediatrics
KW - Pediatric dentistry
KW - Pharmaceutical preparations
KW - Dental caries
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84856889462&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1016/j.rpemd.2011.10.003
DO - 10.1016/j.rpemd.2011.10.003
M3 - Short survey
AN - SCOPUS:84856889462
SN - 1646-2890
VL - 52
SP - 193
EP - 199
JO - Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
JF - Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
IS - 4
ER -