Abstract
O presente artigo pretende refletir sobre a necessidade de um paradigma do cuidado ético, em especial para a pessoa idosa, perspetivando atitudes e práticas de Apoio Domiciliário. Compreender de que forma os serviços de apoio domiciliário atuam como garante da dignidade humana é o mote utilizado para identifi car os valores e as motivações subjacentes à ação de cuidar da pessoa idosa; aferir e compreender quem são as pessoas que cuidam da pessoa idosa; identificar e caracterizar competências requeridas pelos serviços de apoio domiciliário no âmbito da intervenção gerontológica; aferir sobre as principais linhas de orientação e aproximações à prática da Pedagogia Social; compreender e esclarecer o papel atribuído ao Educador Social nos serviços de apoio domiciliário. A necessidade (urgente) de um cuidado-cuidado que resgate e valorize o lugar da pessoa na sociedade alimentou o nosso desejo (e projeto) de melhor entender as motivações e os interesses que movem pessoas e instituições a cuidar de pessoas idosas. Este desafio, enquanto pessoa e profissional, incitou-nos a perspetivar o cuidado sob matriz humanista e a ir ao encontro de profi ssionais e instituições com quem partilhamos o âmbito de ação. Partilha, cooperação e solidariedade são máximas que a Pedagogia Social assume de forma especial para potenciar o (re)encontro entre gerações e, nessa filosofia, também nós, procuramos saber como podemos trabalhar de forma a mais dignificar a vida das pessoas que recorrem aos serviços de apoio domiciliário.
Original language | Portuguese |
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Pages (from-to) | 165-184 |
Number of pages | 20 |
Journal | Cadernos de Pedagogia Social |
Issue number | 4 |
DOIs | |
Publication status | Published - 1 Jan 2012 |