Nossa Senhora da Nazaré: comunicação entre povos e culturas pelos media sociais

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

O artigo irá abordar os desafios com que a Comunicação da Igreja, a devoção Mariana, se depara na atualidade, operando num ambiente digital e interativo, que suporta mudanças profundas no comportamento das comunidades devocionais. No espaço académico, surgem novos modelos comunicacionais mais simétricos. Existem também exemplos de media sociais de movimentos católicos onde a estrutura comunicacional passou a ser integrada para a gestão da presença nos media sociais lançando um novo desafio na relação com os fiéis. Novas dinâmicas para a comunicação e interrelacionamento entre povos são propostos no ambiente digital, gerando imagens consistentes, sendo um desafio para a presença de identidade. Nas últimas duas décadas, a sociedade contemporânea tem sido conceptualizada e discutida em torno do pressuposto de que as tecnologias digitais são a sua característica mais marcante. Atualmente, encontramo-nos à beira da disseminação de inovações disruptivas que podemos descrever sob o conceito “chapéu” da Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), e não observamos uma substituição, mas um profundo e complexo entrelaçado entre experiências online e offline. O nosso estudo baseia-se na análise de três páginas de Instagram com uma relação com o culto de Nossa Senhora da Nazaré, entre os quais @senhoranazarepatrimonio, @ciriooficial e @municipiodanazare.
Original languagePortuguese
Title of host publicationO culto de Nossa Senhora da Nazaré
Subtitle of host publicationperspetiva multidisciplinar
EditorsPedro Penteado
Place of PublicationLisboa
PublisherUniversidade Católica Editora
Edition1
ISBN (Print)9789725408513
Publication statusPublished - Aug 2022

Cite this