TY - JOUR
T1 - Novas perspetivas para a abordagem dos efeitos cardiovasculares dos inibidores da tirosinacinase em doentes com leucemia mieloide crónica
AU - G. Almeida, Ana
AU - Almeida, António
AU - Melo, Teresa
AU - Guerra, Lurdes
AU - Lopes, Luís
AU - Ribeiro, Patrícia
AU - Duarte, Marta
AU - Mota, Alexandra
AU - Fontes‐Carvalho, Ricardo
PY - 2019/1
Y1 - 2019/1
N2 - O uso dos inibidores da tirosina cínase (ITC) para o tratamento da leucemia mieloide crónica alterou significativamente o prognóstico dessa doença e permitiu uma esperança devida praticamente normal. Apesar dos seus inegáveis benefícios, o uso dos ITC está associado a um aumento do risco de efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular, nomeadamente no risco de eventos aterotrombóticos. Torna-se por isso necessário conhecer e prevenir os efeitos adversos desses fármacos de modo a permitir a continuação da terapêutica antileucémica e minimizar a toxidade para os doentes. Este documento multidisciplinar, elaborado através de uma colaboração entre hematologistas e cardiologistas de vários serviços hospitalares portugueses, tem por objetivo rever a toxidade cardiovascular associada aos vários ITCse estabelecer sugestões para o seguimento desses doentes. São ainda propostas medidas para a avaliac ̧ão e redução do risco cardiovascular desses doentes, critérios de referenciação ediscutidas interações medicamentosas relevantes.
AB - O uso dos inibidores da tirosina cínase (ITC) para o tratamento da leucemia mieloide crónica alterou significativamente o prognóstico dessa doença e permitiu uma esperança devida praticamente normal. Apesar dos seus inegáveis benefícios, o uso dos ITC está associado a um aumento do risco de efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular, nomeadamente no risco de eventos aterotrombóticos. Torna-se por isso necessário conhecer e prevenir os efeitos adversos desses fármacos de modo a permitir a continuação da terapêutica antileucémica e minimizar a toxidade para os doentes. Este documento multidisciplinar, elaborado através de uma colaboração entre hematologistas e cardiologistas de vários serviços hospitalares portugueses, tem por objetivo rever a toxidade cardiovascular associada aos vários ITCse estabelecer sugestões para o seguimento desses doentes. São ainda propostas medidas para a avaliac ̧ão e redução do risco cardiovascular desses doentes, critérios de referenciação ediscutidas interações medicamentosas relevantes.
KW - Cardiotoxicity
KW - Cardio‐oncology
KW - Chemotherapy
KW - Chronic myeloid leukemia
KW - Tyrosine kinase inhibitors
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85060333418&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1016/j.repc.2017.10.013
DO - 10.1016/j.repc.2017.10.013
M3 - Article
C2 - 30686651
AN - SCOPUS:85060333418
SN - 0870-2551
VL - 38
SP - 1
EP - 9
JO - Revista Portuguesa de Cardiologia
JF - Revista Portuguesa de Cardiologia
IS - 1
ER -