O acesso a Deus transcendente no mundo de acordo com a Metafísica da Criação de Xavier Zubiri

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Abstract

O acesso a Deus transcendente no mundo, de acordo com a metafísica da criação de Xavier Zubiri Resumo (português): A noção tradicional de Deus, como «realidade-objeto» transcendente ao mundo, pressupõe uma inteligência dualista de sentir e inteligir. O acesso a Deus dá-se de forma adequada pelo raciocínio lógico-conceptual. De forma diferente, Xavier Zubiri apresenta Deus como realidade transcende no mundo, a que se acede de forma inadequada pela invisibilidade e sensibilidade da vida. Através da inteligencia sentiente, que tem por objeto a realidade, acede-se a Deus que se apresenta como «realidade-fundamento» ou realidade absolutamente absoluta. Deus é causa pessoal transcendente que de forma inteligente cria o mundo por vontade livre e não por necessidade. Palavras-chave: Deus, transcendência, mundo, criação, presença, vida, sensibilidade, inteligibilidade Summary:The traditional notion of God, as a «reality-object» transcendent to the world, assumes a dualist intelligence of feeling and interconnecting. Access to God takes place in a form appropriate to the logical-conceptual rationale. In a different fashion, Xavier Zubiri presents God as a reality transcending in the world accessed in an inappropriate way due to the invisibility and sensibility of life. Through sentient intelligence, which takes reality as its object, accesses God presented as a «fundamental-reality» or as an absolutely absolute reality. God is a personal transcendent cause that in an intelligent approach fashions the world out of freewill and not out of any necessity. Keywords: God, transcendence, world, creation, presence, life, sensibility, intelligibility
Original languagePortuguese
Title of host publicationPensar y conocer a Dio sen el siglo XXI
EditorsIldefonso Murillo Murillo
PublisherDiálogo filosófico
ISBN (Print)9788461746682
Publication statusPublished - 2016

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