Abstract
Diversos autores têm entendido a escrita de argumento como alicerçada na intriga e na personagem. Tanto a generalidade dos designados how-to-books como as publicações de caráter narratológico, exploram a relação entre aquelas duas componentes da narrativa num sentido preferencial –aquele que subordina a personagem à estrutura da intriga. Ao invés, autores como Horton (1994) propõem uma abordagem centrada na personagem, cuja complexidade permite trilhar o percurso criativo oposto. Que ferramentas permitem operar esse processo? Por outras palavras, como podemos criar uma intriga a partir de uma personagem? Este trabalho procura responder à questão, propondo tanto uma matriz teórica quanto estratégias práticas construídas no âmbito de um estudo teórico-empírico em curso(Castro, 2016),que se debruça sobre as formas construção de personagem usadas por artistas de diversas áreas.Assim,equaciona-se o papel de conceitos psicanalíticos (como splitting, negação e projeção)na exteriorização da multivocalidade interna do protagonista em elementos narrativos, como o conflito e a transformação. Em paralelo, são apresentadas estratégias práticas para externalizaro mundo interior da personagem, num processo de formação sígnica.A transformação da personagem revela-se como uma dissociação das relações sígnicas inerentes ao conflito narrativo: no final, uma morte simbólica do protagonista permite (re)encontrar o significado fundamental, até então obscurecido pelo foco no significante.
Original language | Portuguese |
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Number of pages | 1 |
Publication status | Published - May 2017 |
Event | VII Encontro Anual da AIM - Braga, Portugal Duration: 10 May 2017 → 13 May 2017 |
Conference
Conference | VII Encontro Anual da AIM |
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Country/Territory | Portugal |
City | Braga |
Period | 10/05/17 → 13/05/17 |