TY - JOUR
T1 - O e-commerce e as estratégias de internacionalização deliberadas
AU - Pinto, Ana Filipa Amorim
AU - Silva, Susana Costa e
PY - 2019
Y1 - 2019
N2 - Proposta: No atual contexto internacional, em que existem cada vez mais consumidores online, é necessário ter em consideração que as vendas realizadas através da internet estão associadas, de certa forma, a exportações. A evolução tecnológica fez com que fosse imperial o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional pois, este tipo de comércio, veio possibilitar que as empresas realizassem transações internacionais, reduzissem os seus custos de transação e acedessem de forma mais rápida à informação. O principal objetivo deste estudo, é definir quais os fatores que contribuem para a utilização desta ferramenta e qual a sua importância na estratégia de exportação das empresas. Desenho/Metodologia/Abordagem: Foi desenvolvido um trabalho empírico, de carácter exploratório, tendo sido analisados cinco casos de PMEs portuguesas, representativas do tecido empresarial nacional. Resultados: Foi possível observar que as empresas tendem a reconhecer as vantagens inerentes ao uso do comércio eletrónico e que as têm na base das suas decisões para iniciarem uma presença online. Partiu-se do princípio que a redução dos custos associados à transação, e a melhoria das relações (com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores), bem como o acesso à informação, eram as principais razões para as empresas venderem online. Todavia, as duas primeiras revelaram-se como as verdadeiramente relevantes. Limitações/Implicações: As principais limitações prendem-se com a dimensão da amostra e com o facto da investigação ter sido conduzida apenas segundo apenas a ótica das empresas, tendo apenas sido testadas três proposições. Originalidade/Valor: Ainda que se pudesse pensar que existe um fito estratégico primordial à escolha da venda no canal on-line como forma de internacionalização ativa, a verdade é que a principal motivação para o início da venda online é, sobretudo, apenas como um canal de distribuição alternativo mais económico para as PMEs portuguesas.
AB - Proposta: No atual contexto internacional, em que existem cada vez mais consumidores online, é necessário ter em consideração que as vendas realizadas através da internet estão associadas, de certa forma, a exportações. A evolução tecnológica fez com que fosse imperial o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional pois, este tipo de comércio, veio possibilitar que as empresas realizassem transações internacionais, reduzissem os seus custos de transação e acedessem de forma mais rápida à informação. O principal objetivo deste estudo, é definir quais os fatores que contribuem para a utilização desta ferramenta e qual a sua importância na estratégia de exportação das empresas. Desenho/Metodologia/Abordagem: Foi desenvolvido um trabalho empírico, de carácter exploratório, tendo sido analisados cinco casos de PMEs portuguesas, representativas do tecido empresarial nacional. Resultados: Foi possível observar que as empresas tendem a reconhecer as vantagens inerentes ao uso do comércio eletrónico e que as têm na base das suas decisões para iniciarem uma presença online. Partiu-se do princípio que a redução dos custos associados à transação, e a melhoria das relações (com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores), bem como o acesso à informação, eram as principais razões para as empresas venderem online. Todavia, as duas primeiras revelaram-se como as verdadeiramente relevantes. Limitações/Implicações: As principais limitações prendem-se com a dimensão da amostra e com o facto da investigação ter sido conduzida apenas segundo apenas a ótica das empresas, tendo apenas sido testadas três proposições. Originalidade/Valor: Ainda que se pudesse pensar que existe um fito estratégico primordial à escolha da venda no canal on-line como forma de internacionalização ativa, a verdade é que a principal motivação para o início da venda online é, sobretudo, apenas como um canal de distribuição alternativo mais económico para as PMEs portuguesas.
KW - Comércio eletrónico
KW - Internacionalização
KW - Estudo de casos
KW - PMEs
KW - Portugal
M3 - Article
SN - 2183-5594
VL - 5
SP - 102
EP - 115
JO - European Journal of Applied Business & Management
JF - European Journal of Applied Business & Management
IS - 4
ER -