TY - BOOK
T1 - O enfermeiro na escola
T2 - um projecto de ensino-aprendizagem, de investigação e de serviço à comunidade
AU - Barbosa, Constança Maria da Silva Festas
PY - 2014
Y1 - 2014
N2 - Os resultados da investigação na área da Educação em Enfermagem têm evidenciado a importância do ensino clínico no processo de formação inicial de enfermeiros. A seleção de contextos e de modelos de ensino-aprendizagem podem determinar o sucesso no desenvolvimento de competências. Reconhece-se a formação inicial de enfermeiros, como uma área rica de acontecimentos significativos, que podem ser continuamente melhorados com processos intencionais e dirigidos, com envolvimento dos estudantes, dos professores e dos atores dos contextos de ação. Assim, formulou-se a questão de partida: As comunidades escolares, com todas as suas dinâmicas, podem constituir-se como contextos para o desenvolvimento dos ensinos clínicos, no processo de formação inicial de enfermagem, gerando processos com resultados significativos na aprendizagem dos estudantes, na investigação clínica e na resposta às necessidades de saúde das comunidades intervencionadas. Foi realizado um percurso de investigação-ação que envolveu os estudantes da licenciatura em enfermagem, num ensino clínico de intervenção na comunidade, em quatro comunidades escolares (alunos, pessoal docente e não docente e pais/encarregados de educação) do ensino básico do distrito do Porto e uma equipa de docentes de enfermagem da Universidade Católica, durante 3 anos. Num contexto novo e não familiar para o desenvolvimento do ensino clínico foram co-construídas áreas de intervenção de enfermagem em contexto escolar, desenvolvidas estratégias e produzidas ferramentas pedagógicas de suporte ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências dos estudantes. Pelas características das dinâmicas da investigação foram exploradas as implicações para a investigação e para o serviço às comunidades intervencionadas. Os resultados mostram que as comunidades escolares são contextos consistentes para o desenvolvimento de ensinos clínicos de enfermagem, fornecendo quer em quantidade, quer em qualidade, experiências clínicas de aprendizagem significativa. Tendo por base as atividades e as vivências dos estudantes, foram trabalhadas dinâmicas de reflexão na e sobre a ação, numa lógica do Fazer, Pensar e Partilhar que, suportadas em metodologias de ensino intencionais, sistemáticas e centradas no estudante, conduziram à aprendizagem de competências académicas e profissionais de enfermagem. Foram co-construídas ferramentas pedagógicas (Base de Dados Eletrónica e Conteúdos Standard das AES), que potenciaram a aprendizagem em ensino clínico. Conclui-se que a metodologia de investigação-ação que balizou a construção do modelo “Enfermeiro na Escola”, possibilitou evidenciar as implicações para a investigação e para o serviço à comunidade, indo ao encontro do “investigar o que se ensina e ensinar o que se investiga”. O modelo pode ser replicado noutros contextos ou áreas de ensino de enfermagem e gerar novos processos de investigação.
AB - Os resultados da investigação na área da Educação em Enfermagem têm evidenciado a importância do ensino clínico no processo de formação inicial de enfermeiros. A seleção de contextos e de modelos de ensino-aprendizagem podem determinar o sucesso no desenvolvimento de competências. Reconhece-se a formação inicial de enfermeiros, como uma área rica de acontecimentos significativos, que podem ser continuamente melhorados com processos intencionais e dirigidos, com envolvimento dos estudantes, dos professores e dos atores dos contextos de ação. Assim, formulou-se a questão de partida: As comunidades escolares, com todas as suas dinâmicas, podem constituir-se como contextos para o desenvolvimento dos ensinos clínicos, no processo de formação inicial de enfermagem, gerando processos com resultados significativos na aprendizagem dos estudantes, na investigação clínica e na resposta às necessidades de saúde das comunidades intervencionadas. Foi realizado um percurso de investigação-ação que envolveu os estudantes da licenciatura em enfermagem, num ensino clínico de intervenção na comunidade, em quatro comunidades escolares (alunos, pessoal docente e não docente e pais/encarregados de educação) do ensino básico do distrito do Porto e uma equipa de docentes de enfermagem da Universidade Católica, durante 3 anos. Num contexto novo e não familiar para o desenvolvimento do ensino clínico foram co-construídas áreas de intervenção de enfermagem em contexto escolar, desenvolvidas estratégias e produzidas ferramentas pedagógicas de suporte ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências dos estudantes. Pelas características das dinâmicas da investigação foram exploradas as implicações para a investigação e para o serviço às comunidades intervencionadas. Os resultados mostram que as comunidades escolares são contextos consistentes para o desenvolvimento de ensinos clínicos de enfermagem, fornecendo quer em quantidade, quer em qualidade, experiências clínicas de aprendizagem significativa. Tendo por base as atividades e as vivências dos estudantes, foram trabalhadas dinâmicas de reflexão na e sobre a ação, numa lógica do Fazer, Pensar e Partilhar que, suportadas em metodologias de ensino intencionais, sistemáticas e centradas no estudante, conduziram à aprendizagem de competências académicas e profissionais de enfermagem. Foram co-construídas ferramentas pedagógicas (Base de Dados Eletrónica e Conteúdos Standard das AES), que potenciaram a aprendizagem em ensino clínico. Conclui-se que a metodologia de investigação-ação que balizou a construção do modelo “Enfermeiro na Escola”, possibilitou evidenciar as implicações para a investigação e para o serviço à comunidade, indo ao encontro do “investigar o que se ensina e ensinar o que se investiga”. O modelo pode ser replicado noutros contextos ou áreas de ensino de enfermagem e gerar novos processos de investigação.
KW - Nursing education
KW - Action-research
KW - Clinical teaching
KW - Experiential learning
KW - Skills
KW - School context
KW - Educação em enfermagem
KW - Investigação-ação
KW - Ensino clínico
KW - Aprendizagem experiencial
KW - Competências
KW - Contexto escolar
M3 - Doctoral Thesis
ER -