TY - JOUR
T1 - O ensino da prótese total numa Faculdade de Medicina Dentária-implicações da Reforma de Bolonha
AU - Fazenda, Ana Raquel
AU - Reis Campos, José Carlos
AU - Correia, André
AU - Fonseca, Patrícia
AU - Figueiral, Maria Helena
N1 - Copyright:
Copyright 2013 Elsevier B.V., All rights reserved.
PY - 2013/4
Y1 - 2013/4
N2 - Objetivos: Analisar o ensino da prótese total na FMDUP, antes e depois da aplicação da Reforma de Bolonha, no que diz respeito ao número de horas de ensino teórico, pré-clínico e clínico, e ao número de trabalhos clínicos efetuados. Métodos: Numa primeira fase efetuou-se uma pesquisa sobre o ensino da prótese removível na FMDUP nos últimos 7 anos, antes e após a Reforma de Bolonha, a partir do SIGARRA e dos relatórios pedagógicos das unidades curriculares. Numa segunda fase procedeu-sea um levantamento estatístico dos atos clínicos de prótese removível, em específico da prótese total, registados no programa de gestão da Clínica Universitária da FMDUP, NewsoftDS9®(versão académica), entre os anos de 2005 e 2012. Realizou-se uma análise estatística retrospetiva e descritiva com o programa Excel®Microsoft e com um programa estatístico da Universidade de Amesterdão disponível online para comparação de proporções, usando o teste binomial.Resultados: Não se verificou uma diferença estatisticamente significativa entre a proporção «número de próteses totais executadas/número de estudantes» nos períodos antes eapós implementação da Reforma de Bolonha. Apesar de contrariar as tendências reve-ladas noutros estudos, a prótese total continua a ser uma reabilitação efetuada em número considerável na clínica da FMDUP, justificando a sua inclusão nos conteúdos programáticos. Conclusão: Não se verificou uma diminuição estatisticamente significativa na realização de próteses totais, quando comparados os períodos antes e após a implementação da Reforma de Bolonha
AB - Objetivos: Analisar o ensino da prótese total na FMDUP, antes e depois da aplicação da Reforma de Bolonha, no que diz respeito ao número de horas de ensino teórico, pré-clínico e clínico, e ao número de trabalhos clínicos efetuados. Métodos: Numa primeira fase efetuou-se uma pesquisa sobre o ensino da prótese removível na FMDUP nos últimos 7 anos, antes e após a Reforma de Bolonha, a partir do SIGARRA e dos relatórios pedagógicos das unidades curriculares. Numa segunda fase procedeu-sea um levantamento estatístico dos atos clínicos de prótese removível, em específico da prótese total, registados no programa de gestão da Clínica Universitária da FMDUP, NewsoftDS9®(versão académica), entre os anos de 2005 e 2012. Realizou-se uma análise estatística retrospetiva e descritiva com o programa Excel®Microsoft e com um programa estatístico da Universidade de Amesterdão disponível online para comparação de proporções, usando o teste binomial.Resultados: Não se verificou uma diferença estatisticamente significativa entre a proporção «número de próteses totais executadas/número de estudantes» nos períodos antes eapós implementação da Reforma de Bolonha. Apesar de contrariar as tendências reve-ladas noutros estudos, a prótese total continua a ser uma reabilitação efetuada em número considerável na clínica da FMDUP, justificando a sua inclusão nos conteúdos programáticos. Conclusão: Não se verificou uma diminuição estatisticamente significativa na realização de próteses totais, quando comparados os períodos antes e após a implementação da Reforma de Bolonha
KW - Curriculum
KW - Prostodontia
KW - Prótese total
KW - Desdentado
KW - Ensino da Medicina Dentária
KW - Curriculum
KW - Prosthodontics
KW - Dentures
KW - Edentulous
KW - Dental Education
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84880324675&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1016/j.rpemd.2012.11.003
DO - 10.1016/j.rpemd.2012.11.003
M3 - Article
AN - SCOPUS:84880324675
SN - 1646-2890
VL - 54
SP - 74
EP - 80
JO - Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
JF - Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
IS - 2
ER -