O hibridismo cromático no cinema: entre a delimitação de espaços narrativos e temporais e a criação de novos mundos

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Abstract

A utilização simultânea do preto e branco e da cor numa mesma obra cinematográfica, apresenta-se como recurso fílmico relativamente frequente ao longo da História do Cinema. Exceto se confrontados com um mero exercício de criativa pontuação estética, é possível afirmar que, aquilo que poderemos definir como hibridismo cromático num filme, assenta, fundamentalmente, na procura de uma mais clara demarcação de distintos espaços narrativos e temporais e na procura da criação de novos mundos distantes do “real” ou dele muito próximos. Uma catalogação diferenciadora de estados díspares assente também numa muito clara dualidade de oposições entre a fantasia e a realidade, a factualidade e o sonho, o passado e o presente, a melancolia e a euforia, o pessimismo e o otimismo. Um hibridismo cromático diferenciador de mundos, ambientes e consciências narrativas díspares, muito testado em filmografias de realizador estão distintos como Sergei Eisenstein, Andrei Tarkovsky, Victor Fleming, Francis Ford Coppola, Win Wenders ou Christopher Nolan entre inúmeros outros.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do VIII Encontro Anual da AIM
EditorsDaniel Ribas, Manuela Penafria, Sérgio Dias Branco
PublisherAssociação de Investigadores da Imagem em Movimento
Pages283-291
Number of pages9
ISBN (Print)9789899821590
Publication statusPublished - 17 May 2019
EventVIII encontro anual da AIM - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
Duration: 16 May 201819 May 2018

Conference

ConferenceVIII encontro anual da AIM
Country/TerritoryPortugal
CityAveiro
Period16/05/1819/05/18

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