Abstract
A utilização simultânea do preto e branco e da cor numa mesma obra cinematográfica, apresenta-se como recurso fílmico relativamente frequente ao longo da História do Cinema. Exceto se confrontados com um mero exercício de criativa pontuação estética, é possível afirmar que, aquilo que poderemos definir como hibridismo cromático num filme, assenta, fundamentalmente, na procura de uma mais clara demarcação de distintos espaços narrativos e temporais e na procura da criação de novos mundos distantes do “real” ou dele muito próximos. Uma catalogação diferenciadora de estados díspares assente também numa muito clara dualidade de oposições entre a fantasia e a realidade, a factualidade e o sonho, o passado e o presente, a melancolia e a euforia, o pessimismo e o otimismo. Um hibridismo cromático diferenciador de mundos, ambientes e consciências narrativas díspares, muito testado em filmografias de realizador estão distintos como Sergei Eisenstein, Andrei Tarkovsky, Victor Fleming, Francis Ford Coppola, Win Wenders ou Christopher Nolan entre inúmeros outros.
Original language | Portuguese |
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Title of host publication | Atas do VIII Encontro Anual da AIM |
Editors | Daniel Ribas, Manuela Penafria, Sérgio Dias Branco |
Publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
Pages | 283-291 |
Number of pages | 9 |
ISBN (Print) | 9789899821590 |
Publication status | Published - 17 May 2019 |
Event | VIII encontro anual da AIM - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal Duration: 16 May 2018 → 19 May 2018 |
Conference
Conference | VIII encontro anual da AIM |
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Country/Territory | Portugal |
City | Aveiro |
Period | 16/05/18 → 19/05/18 |