Abstract
Durante a última década, o conceito de Responsabilidade Social Organizacional tem vindo a atrair atenção de académicos e profissionais. Este é um tema de relevância comprovada na comunidade científica internacional e cujo interesse parece ter-se acentuado no último ano. Ao longo da história, as universidades têm sido reconhecidas como portos seguros, principalmente em contextos socioeconómicos desafiantes, como aquele a que temos assistido, fruto da pandemia provocada pela Covid-19 (Carden & Young, 2020). Dado o seu potencial para criarem e difundirem conhecimento, as instituições de ensino superior tornaram-se lugares de referência dos quais se esperam boas práticas, atitudes transparentes e soluções inovadoras para o ambiente, para a saúde, para a pobreza, etc. (Silva, Ruão & Gonçalves, 2021). Numa conjuntura em que se nota a concorrência no ensino, a redução dos apoios do estado, a necessidade de financiamento externo, o apelo ao empreendedorismo académico (pela apoio à criação de spin-offs ou pela intensificação de patentes resultantes de descobertas científicas, por exemplo) e a exigência de uma atitude ética e transparente, as competências de comunicação saem valorizadas, cabendo-lhes fomentar o cumprimento da missão das universidades, a qual parece depender da interação constante com os públicos institucionais, que são cada vez mais diversos e mais exigentes. É neste contexto que inscrevemos o presente estudo. Partimos da premissa comprovada pela literatura de especialidade de que as universidades públicas são instituições que, nos seus traços genéticos, carregam importantes responsabilidades para com o desenvolvimento da sociedade, dada a sua missão de produção e transferência de conhecimento. De acordo com esta ideia procuramos perceber como é que as universidades públicas procuram promover a sua cultura socialmente responsável, tendo por base a informação publicada nos seus websites. Para isso, utilizámos uma metodologia de carácter qualitativo mediante a realização de uma análise ao conteúdo dos websites de quatro universidades públicas portuguesas – Universidade da Beira Interior, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade do Porto. Os resultados obtidos demonstram que todas as universidades analisadas parecem estar interessadas em demonstrar a sua preocupação geral com a satisfação e o bem-estar de todos os seus públicos. Todavia, ainda que com algumas semelhanças, as quatro universidades interpretem, com algumas diferenças, aqueles que devem ser os seus compromissos sociais, já que se tratam de entidades com histórias, com percursos de crescimento, com localizações e com dimensões bastante distintas.
Original language | Portuguese |
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Pages | 54-55 |
Number of pages | 2 |
Publication status | Published - Dec 2022 |
Externally published | Yes |
Event | VIII Congresso Internacional sobre Culturas - Universidade do Minho, Braga, Portugal Duration: 5 Dec 2022 → 7 Dec 2022 |
Conference
Conference | VIII Congresso Internacional sobre Culturas |
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Country/Territory | Portugal |
City | Braga |
Period | 5/12/22 → 7/12/22 |